Destaque
Espaço Proja visa fomentar cenário do grafite na região, com enfoque no empreendedorismo
Por: Hugo Teixeira
Campinas tem uma nova galeria de arte. O espaço Proja foi inaugurado no último final de semana, dias 9 e 10 de novembro, e pode ser definido de várias formas, como uma galeria de arte urbana e uma agência de artistas de rua. Idealizado por Gabriel Siqueira, arquiteto, grafiteiro e empresário, a proposta é impulsionar a cena artística em Campinas, não só do grafite, mas vertentes e estilos.
O espaço fica próximo à lagoa do Taquaral em Campinas. Segundo Siqiueira, a construção foi com pouquíssimos recursos financeiros, praticamente com a colaboração de amigos. Essa, para ele, é a principal essência do Proja, ser colaborativo e ter como principal foco a valorização do trabalho autoral. Por isso, o espaço funciona como showroom não só para pintores e grafiteiros, mas também de móveis artesanais, tatuadores, escritores, entre outros.
Além de arquiteto e grafiteiro, Gabriel Siqueira também teve experiência como curador de galerias de arte como a do espaço MOG em Campinas e na concepção estética da rede de bares e eventos Alma. Assim, ele pode conhecer melhor o lado administrativo e estabelecer uma boa rede de contatos. Essas foram as bases para a fundação do Proja enquanto agenciador de artistas urbanos. A ideia é estabelecer a ponte entre o artista que está na rua e o empresário. “Eu vejo esse espaço como uma ferramenta de venda e uma forma de unir o contratante e o artista”, diz.
Dessa forma, a agência é capaz de indicar o trabalho de artistas para as empresas que desejam, por exemplo, transformar o ambiente corporativo em algo menos tradicional com a utilização de muralismos.
Segundo Angelo Bueno, um dos pioneiros do grafite em Campinas, mais conhecido como Moai, a iniciativa de agenciamento de artistas de rua é positiva uma vez que isso tira a preocupação do grafiteiro com a parte administrativa, por exemplo, com a emissão de notas fiscais. Assim, ele ficaria cem por cento focado na produção artística em si. “O Proja vem para dar mais tranquilidade para o artista. Acredito que Campinas só tem a ganhar com esse espaço”, acrescenta.
O grafiteiro Laurence Prado de Indaiatuba, também conhecido como Last, disse que a nova galeria campineira é a realização de um sonho para toda a comunidade do grafite. “Dá vontade de morar aqui”, comenta. Prado começou como pixador e diz ter vivido na pele a marginalidade da cultura de rua durante os anos 90. Hoje ele é professor de artes nas escolas municipais de Indaiatuba. Diante de toda sua trajetória, ele diz não ter palavras para expressar o tamanho da relevância do Proja.
Serviços – O Proja está localizado na rua Nuno Álvares Pereira, Vila Nogueira, número 51.O site é proja.com.br
Orientação: Carlos Gilberto Roldão
Edição: Yasmim Temer
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino