Noticiário Geral

Festival Japonês comemora chegada da primavera

Em sua 11ª edição, Nipo Campinas recebe mais de 500 visitantes

 

 

Bom Matsuri, dança tradicional japonesa (Foto: Henrique Bragança)

 

 

Por: Henrique Bragança Sponchiado

 

O Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas promoveu no último sábado (21) o 11º Haru Matsuri, conhecido também como o Festival da Primavera Japonês. Com a proposta de integrar o público à cultura tradicional japonesa, o evento trouxe diversos aspectos presentes no Japão, como comidas típicas, apresentações musicais, danças e jogos para as crianças.

Para o diretor do Nipo Brasileiro, Akira Komiyama, o público que participa da festa tem a oportunidade de conhecer um pouco de uma das comemorações mais conhecidas do Japão. Nascido em Presidente Epitácio, ele já morou três anos no Japão e participa desse tipo de evento desde os seus 15 anos.

Na parte gastronômica, não faltaram os famosos sushis e yakisobas, entre outros pratos de salgados e doces. “Já faz mais de 25 anos que participo de eventos como este, fazendo e vendendo Takoyaki, Oniguiri e Onigirazu”, disse Shizuko Tanabi, voluntária em uma das barracas de comidas. Segundo ela, os pratos típicos do Japão vendem bem nestas festas.

O público também se encantou com a apresentação do Bon Matsuri, dança tradicional japonesa. Nela, as pessoas dançam ao redor de Yagurá, uma torre com taikos (tambores), que são tocados em seu topo.

“No Japão temos também o Hanabi, que são as competições de fogos de artifícios e o Tanabata Matsuri, que é o evento que inspira nossa decoração com as bolas com caldas do festival das estrelas”, disse. Segundo ele, as comemorações desse festival no Japão têm início no verão. “As pessoas se mais com o calor”.

 

Orientação Profa. Ciça Toledo

Editado por: Bianca Mariano

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.