Destaque

Indaiatuba quer ampliar os cadastros biométricos

Pouco mais de um quarto dos eleitores do município fez a biometria até o momento

 

Por Carla Cristine

 

São registradas diariamente cerca de 600 biometrias no Cartório Eleitoral de Indaiatuba (Foto: Carla Cristine)

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em Indaiatuba, 27% dos eleitores cadastraram a biometria, de um total de 164 mil aptos a votar. Isso representa pouco mais de um quarto do total. Campinas, principal cidade da Região Metropolitana, que possui 854 mil eleitores, registrou a biometria de 36% do eleitorado. Para aumentar o percentual de cadastramento, o Cartório Eleitoral de Indaiatuba inicia a partir deste mês de maio uma campanha com distribuição de panfletos e instalação de outdoors em pontos estratégicos da cidade. A não realização do cadastro leva ao cancelamento do título eleitoral.

 

 

Ewelin Nunes, 23 anos, aluna de Enfermagem, não considera justo que o título seja cancelado, uma vez que a distribuição das informações não é igualitária. “Eu que tenho acesso a TV, rádio e internet, fiquei sabendo há pouco tempo, imagina pessoas que moram em zonas rurais ou na periferia”, disse.

O prazo final para o cadastramento biométrico é até dia 19 de dezembro Foto: Carla Cristine

O prazo final para o cadastramento biométrico é até dia 19 de dezembro, mas a chefe do Cartório Eleitoral de Indaiatuba, Lilian Lima, recomenda cadastrar a biometria o quanto antes para que o eleitor não enfrente filas e não corra risco de cancelamento do título de eleitor. “Caso o título seja cancelado, o eleitor não poderá se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade e, também, não conseguirá abrir conta em bancos e nem realizar empréstimos”, ressalta.

O aposentado José Carlos Galvão, 61 anos, afirma que fez a biometria, pois acredita que esse método de reconhecimento trará mais segurança na hora de votar. Segundo Lilian Lima, o uso de ferramentas biométricas irá proporcionar maior confiabilidade. “Haverá uma identificação do eleitor através de sua digital, assim não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar do outro”, explica a chefe do Cartório.

Como fazer? – O eleitor que ainda não fez a biometria pode agendar o horário pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) (link: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3). O Cartório Eleitoral de Indaiatuba também realiza biometria sem agendamento prévio.

Os documentos necessários para atualização são RG ou CNH e comprovante de endereço. O título de eleitor é opcional.

O Cartório Eleitoral de Indaiatuba também fará plantões um sábado por mês. Acesse o site do TRE para ficar sabendo das próximas datas.

 

 

 

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

 

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.