Destaque

Indaiatuba quer ampliar os cadastros biométricos

Pouco mais de um quarto dos eleitores do município fez a biometria até o momento

 

Por Carla Cristine

 

São registradas diariamente cerca de 600 biometrias no Cartório Eleitoral de Indaiatuba (Foto: Carla Cristine)

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em Indaiatuba, 27% dos eleitores cadastraram a biometria, de um total de 164 mil aptos a votar. Isso representa pouco mais de um quarto do total. Campinas, principal cidade da Região Metropolitana, que possui 854 mil eleitores, registrou a biometria de 36% do eleitorado. Para aumentar o percentual de cadastramento, o Cartório Eleitoral de Indaiatuba inicia a partir deste mês de maio uma campanha com distribuição de panfletos e instalação de outdoors em pontos estratégicos da cidade. A não realização do cadastro leva ao cancelamento do título eleitoral.

 

 

Ewelin Nunes, 23 anos, aluna de Enfermagem, não considera justo que o título seja cancelado, uma vez que a distribuição das informações não é igualitária. “Eu que tenho acesso a TV, rádio e internet, fiquei sabendo há pouco tempo, imagina pessoas que moram em zonas rurais ou na periferia”, disse.

O prazo final para o cadastramento biométrico é até dia 19 de dezembro Foto: Carla Cristine

O prazo final para o cadastramento biométrico é até dia 19 de dezembro, mas a chefe do Cartório Eleitoral de Indaiatuba, Lilian Lima, recomenda cadastrar a biometria o quanto antes para que o eleitor não enfrente filas e não corra risco de cancelamento do título de eleitor. “Caso o título seja cancelado, o eleitor não poderá se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade e, também, não conseguirá abrir conta em bancos e nem realizar empréstimos”, ressalta.

O aposentado José Carlos Galvão, 61 anos, afirma que fez a biometria, pois acredita que esse método de reconhecimento trará mais segurança na hora de votar. Segundo Lilian Lima, o uso de ferramentas biométricas irá proporcionar maior confiabilidade. “Haverá uma identificação do eleitor através de sua digital, assim não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar do outro”, explica a chefe do Cartório.

Como fazer? – O eleitor que ainda não fez a biometria pode agendar o horário pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) (link: http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3). O Cartório Eleitoral de Indaiatuba também realiza biometria sem agendamento prévio.

Os documentos necessários para atualização são RG ou CNH e comprovante de endereço. O título de eleitor é opcional.

O Cartório Eleitoral de Indaiatuba também fará plantões um sábado por mês. Acesse o site do TRE para ficar sabendo das próximas datas.

 

 

 

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

 

 


Veja mais matéria sobre Destaque

Cidades da região estão abaixo da média no cadastro de biometria


Eleitores que não têm a identificação digital poderão votar normalmente; reconhecimento biométrico garante mais segurança e transparência


Urnas eletrônicas completam 28 anos no Brasil


Com sistemas de criptografia e testes públicos de segurança, urnas garantem transparência, sigilo e proteção contra fraudes nas eleições


Notícias falsas geram preocupação nas eleições municipais de 2024


Brasil está entre os países que mais acreditam em fake news e especialistas falam sobre como combatê-las nas eleições municipais


Curso de Jornalismo lança “Se é Fake, Não é News”


A iniciativa visa combater a desinformação durante o período eleitoral e reforçar a importância da imprensa profissional


Patrícia Lauretti encerra Jornada de Jornalismo da PUC Campinas


Convidada compartilhou sua trajetória e destacou a importância da escuta atenta e do diálogo, na última noite do evento


Experiências profissionais são destaque no terceiro dia da Jornada de Jornalismo


Os ex-alunos da PUC-Campinas Bianca Rosa, Oscar Herculano e Paula Mariane compartilharam suas experiências no



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.