Noticiário Geral

TEDx retorna para sua segunda edição em Campinas

Com ingressos já esgotados, a segunda edição do evento TEDx Campinas ocorre hoje

 

 

Por Patricia Kuae Neves

Bruno Victor, voluntário do TEDx Campinas (Foto: Patricia Kuae Neves)

O Teatro Castro Mendes recebe hoje, dia 6, a partir das 10h, a segunda edição do TEDx Campinas. A primeira ocorreu ano passado. As portas para o público serão abertas 15 minutos antes e ocupação do teatro será por ordem de chegada.

Quem não conseguiu adquirir os ingressos para assistir as palestras poderá ver ao vivo em uma transmissão simultânea na página de facebook do TEDx Campinas ou conferir as palestras que serão disponibilizadas no canal de YouTube do TEDx Talks.

Segundo o organizador voluntário Bruno Victor, de 26 anos, a primeira bateria de palestras vai até o meio-dia. Do meio-dia às 14h haverá uma pausa para o almoço em que todos deverão se retirar e poderão almoçar em frente ao teatro, pois haverá um grupo de food trucks em parceria com o evento para atender o público e facilitar uma refeição rápida antes de dar continuidade às palestras. Logo depois, ocorrerá a segunda bateria, das 14h às 18h, finalizando o evento.

 

Aqui tem gente

Mario Gioto: TEDx é uma vertente do TED original, e traz a independência e a multiplicidade do evento (Foto: Patricia Kuae Neves)

O tema deste ano é “Aqui tem gente”, o que significa, segundo Bruno Victor, “trazer a história propriamente dita da pessoa por trás da ideia, a digital, a marca registrada e o que isso tem de comum com quem está ouvindo; inspirando outras pessoas e incentivando movimentos e atitudes que ajudem a melhorar o mundo”. Ele ainda conta que o assunto da palestra é só um norte para que o palestrante possa contar a história que presenciou. Por isso o símbolo do evento é uma digital, para representar as histórias que uma pessoa carregou em sua vida.

O organizador licenciado do TEDx Campinas, Mario Gioto, de 32 anos, diz que o objetivo é dar maior foco à pessoa que criou a ideia do que à marca ou produto apresentado preservando sua individualidade como ser humano. “O tema surgiu quando na reunião percebemos que estávamos olhando muito para as organizações e precisávamos voltar a olhar para nós como seres humanos”, acrescentou.

O evento é conhecido internacionalmente e tem ocorrido em diversas cidades no Brasil e começou a acontecer na cidade de Campinas em 2018. Essa primeira edição gerou grande repercussão e superou a expectativa dos organizadores, que se surpreenderam com a venda dos ingressos em 48 horas no ano passado e em 2 horas este ano.

Segundo Mario Gioto, há 800 pessoas envolvidas no TEDx, divididas entre o público, voluntários, palestrantes e funcionários. Entre os inscritos há desde adolescentes de 13 anos até gente de 76 anos de idade, majoritariamente mulheres.

Bruno Victor conta que há três perfis de público que frequentam o TEDx: universitários; pessoas já atuantes no mercado que buscam se desenvolver, fazer cursos e participar de palestras que estimulem suas carreiras, e pessoas do meio da industria e comércio e investidores que querem entender um pouco mais da movimentação social e como interferem diretamente na comunidade e sociedade como um todo.

O TEDx Campinas terá 15 palestrantes, 3 a mais do que no ano passado. Além disso, outro diferencial desse ano serão as três atrações musicais ao longo do evento, algo que não aconteceu no ano passado, conta Mario Gioto.

O TEDx é uma vertente do TED original. Segundo Mario Gioto, o TED é uma organização americana sem fins lucrativos que promove um evento anual chamado TED conference, o qual acontece todos os anos no Canadá com duração de uma semana envolvendo cerca de 180 palestras com ideais do mundo inteiro. As palestras trazem bastante da multidisciplinaridade de ideias, ciência, tecnologia, humanidade e formas de pensar. Dessa forma, a sigla TED representa tecnologia, entretenimento e design que foram os três maiores focos quando o projeto se iniciou em 1984.

Um pouco depois, Chris Andersen decidiu que as ideias que circulavam no evento TED deveriam ser disponibilizadas para o mundo todo, criando, assim, uma plataforma digital de divulgação para propagar os vídeos das palestras e espalhar para todos as ideias dos eventos. A ideia do projeto cresceu tanto que, em 2009, surgiu o TEDx, que, segundo Mario Gioto, “traz a independência e a multiplicidade do evento, multiplicando-o ao redor do mundo” donde viria o “X” do nome da vertente da marca.

Mario Gioto foi quem trouxe o evento independente para Campinas há dois anos após ser convidado para participar de um TED conference em Vancouver e ter palestrado em dois TEDx no Brasil, conta. Embora tenha nascido na Bolívia, ele escolheu a cidade de Campinas por ser a que mais lhe acolheu quando estudava na Unicamp. Além disso ele diz que a cidade atrai muitas pessoas e possui uma boa estrutura para o evento. Portanto, em 2016, pediu a licenciatura da marca para criar o TEDx Campinas.

Este ano, segundo Mario Gioto, foram recebidas em torno de 800 ideias para o evento e dessas foram selecionadas 15 de forma que nenhum tema se repetisse e que as ideias fossem as melhores para impactar as pessoas que irão assistir às palestras.

 

Palestrante

Em entrevista concedida pela speaker Paula Mariane Silva da Costa, fotojornalista de 21 anos selecionada para palestrar no próximo sábado, o TEDx será a maior palestra que já fez até o momento. Ela contará um pouco sobre sua experiência por trás das imagens, de projetos e experiências que a tornaram quem ela é hoje.

Para ela, participar do TED é muito especial, sobretudo por poder falar para tantas pessoas, e transmitir uma mensagem para um público que não teve tanto contato com o que ela fotografou e vivenciou. Assim, seu desejo é estar lá para romper paradigmas, formar diálogos, criar um espaço seguro para troca de ideias e principalmente influenciar e impactar pessoas. Em suas palavras: “muitas coisas podem ser esclarecidas por meio do meu trabalho, da minha história, das palavras que se usa em uma reportagem ou como você fotografa uma cena, por isso é muito importante participar desse evento”.

 

Edição: Bruna Carnielli

Orientação: Prof. Artur Araujo

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em


Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.