Digitais Recomenda

Obras do NAOTT inauguram novo parque em Holambra

Por Arthur Lot

 

Espaço reúne também réplicas de relíquias do pintor holandês Vincent Van Gogh

 

Mais de vinte pinturas a óleo e esculturas em madeira produzidas por beneficiários do Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT) integram a exposição que marcou a inauguração do Parque Van Gogh, no último sábado, 29, em Holambra.

Alessandra Caratti ao lado de uma das obras expostas (Foto: Arthur Lot)

O espaço, com 11,2 mil metros quadrados, localizado em frente ao Lago do Holandês, também exibe réplicas de obras do pintor holandês Vincent Willem van Gogh, considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Entre as réplicas, estão “Os comedores de batata” e “Noite estrelada”.

Segundo a diretora de Turismo e Cultura da instância turística de Holambra, Alessandra Caratti, a adoção do nome do artista no novo empreendimento do município teve por motivação explorar um espaço cultural que tivesse conexão direta com a cidade. O nome de Van Gogh tinha naturalmente essa conexão, pois a nacionalidade do artista remete à terra dos fundadores do município da Região Metropolitana de Campinas. “Nosso objetivo é ter um local a mais de diversão, lazer, cultura e arte”, disse.

Entre as obras estão réplicas de van Gogh (Foto: Arthur Lot)

“Se você passear por Holambra, andar pela nossa cidade, vai ver que temos várias praças contemplativas, lindas inclusive, e que são visitadas constantemente por nossos turistas. O Parque Van Gogh também tem esse intuito. Além de ser uma atração turística, nós queremos também proporcionar algo diferente para o morador”, completou Alessandra.

O espaço onde hoje funciona o parque pertencia a uma família tradicional do município, que utilizava seus 6 chalés para hospedagem. Tempos atrás, a Prefeitura adquiriu o local na Orla dos Chalés e o submeteu a uma grande revitalização.

O chalés, que remetem às antigas casinhas da Holanda, estão sendo usados para acolher exposições, que deverão se alternar com o tempo. “Além de ser uma atração turística, nós queremos também proporcionar algo diferente para o morador, um ambiente de lazer e descontração, de contemplação. Temos um lago lindo aqui, onde o morador pode vir, passear, fazer piquenique. O intuito do parque é aguçar a curiosidade cultural, tanto do morador quanto do turista”, acentuou Alessandra.

“Carro” é uma das obras expostas  (Foto: Arthur Lot)

O local fica aberto aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A exposição do NAOTT ficará aberta à visitação pública durante todo o mês de outubro.

Orientado por Prof. Carlos A. Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.