Noticiário Geral

Deu na Mídia #10

Por Caio Possati

Deu na Mídia desta semana destaca: o teste feito pela Folha de S.Paulo para registrar a reação de pessoas na Av. paulista a partir da camisetas pró e contra Jair Bolsonaro (PSL), que dois repórteres do jornal vestiram na tarde da última sexta-feira; o desgaste mental que o período eleitoral tem causado nas pessoas, a ponto de tornar-se tema de sessões de análises e terapias em consultórios de psicólogos; os motivos que levam eleitores a não votar em nenhum dos dois candidatos do segundo turno; e a história de Mario Castellanos, de 12 anos, que saiu de Honduras escondidos dos pais para se juntar a uma caravana de milhares de pessoas que tentaram chegar aos Estados Unidos no último final de semana.


O que as camisetas provocam?

O clima de perseguição, violência e intolerância política que permeia as relações interpessoais no Brasil, fez a Folha de S. Paulo testar reação das pessoas a partir de camisetas que representam apoio e protesto contra um dos candidatos à Presidência. Dois repórteres do jornal participaram da tarefa, que foi executada na tarde da última sexta-feira (19), na Av. Paulista, entre o MASP e a TV Gazeta. Em um primeiro  momento, vestiram uma camiseta amarela, escrita “Jair Bolsonaro Presidente” abaixo de uma foto do candidato do PSL, e, depois, uma camiseta preta com os dizeres “Ele Não”, marca que representa a oposição ao capitão reformado. A reação das pessoas pode ser conferida, em fotos e vídeo,

As angústias da política 

Medo à perseguição e à intolerância; as incertezas do mercado e do final de investimento estrangeiro no país: as eleições presidenciais de 2018 estão produzindo um desgaste mental nos eleitores de ambos os candidatos à presidência do País. A reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, publicada nesta segunda-feira (22), conversou com psicólogos sobre o que eles têm encontrado de material clínico em seus consultórios e como que o momento político nacional está influenciando na geração de um sofrimento psíquico, manifestado em terapias.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nulos, Brancos e indecisos – o eleitorado descontente do segundo turno

De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada na última segunda-feira (15), cerca de 9% dos eleitores responderam que vão votar nulo ou branco no segundo turno para as eleições presidenciais. O El País-Brasil ouviu alguns desses eleitores. Eles explicaram à reportagem os motivos de não optar por nenhum dos candidatos e as razões  que os levam, até, a não comparecer à votação no dia 28: não querem alimentar uma polaridade; são contra os rumos que ambas as campanhas estão seguindo; não se sentem representados e não acreditam que os dois candidatos sejam capazes de fazer uma boa gestão, seja por erros do passado cometidos pelo partido de um ou por aquilo que o outro ameaça para o futuro.     

 

O hondurenho de 12 anos que tentou, sozinho, chegar aos EUA

O fluxo migratório de habitantes de países da América Central para os Estados Unidos se intensificou neste último final de semana. E para contar esta história, a BBC se aproximou do hondurenho Mario Castellanos, de 12 anos, que saiu de San Pedro Sula (HON) sem o conhecimento dos pais para, como ele afirma à reportagem, alcançar o sonho de “ganhar muito dinheiro” no território norte-americano. Mas igualmente às milhares de pessoas da caravana que também tentam chegar aos EUA, o garoto foi barrado por policiais mexicanos na ponte que une a Guatemala ao México e não conseguiu. Além de Mário Castellanos, a reportagem também ouviu a mãe do garoto que, apesar das saudades, o apoia em sua decisão.

Orientado por Profº Carlos Alberto Zanotti

 

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.