Digitais Recomenda

Salão do Humor reúne momento TPM

por Rafaella Bonassi

A ilustradora Evelin Debei e a obra “Prisioneira”, de 2018: “O papel da arte é nos dar voz” (Foto: Rafaella Bonassi)

Diferentemente do esperado, por se tratar de uma exposição de obras descontraídas, um conjunto de 75 trabalhos exibidos como parte da programação do 45° Salão do Humor de Piracicaba promove reflexões sobre o papel da mulher e o sofrimento delas com o machismo e diversas outras formas de violência. É o lado mal humorado do evento anual que se encerra no próximo dia 8 de abril, no armazém 5 do Engenho Central.

“O papel da arte é nos dar voz. Quando não somos caladas, somos mais fortes. Através da arte podemos contar nossas próprias histórias e talvez inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo. Quando empoderadas, somos donas de nossas próprias trajetórias”, afirma a ilustradora Evelin Debei, 33, auxiliar administrativa da Prefeitura de Piracicaba, que teve dois de seus trabalhos selecionados para o evento.

Os trabalhos de Evelin integram a 8ª edição da vertente “Batom, Lápis e TPM”, incluída no tradicional Salão do Humor piracicabano. Ao todo, 54 artistas estão ali representando 17 países: Alemanha, Bélgica, Belarus, Bulgária, Colômbia, China, Espanha, Egito, Japão, Holanda, Itália, Irã, Polônia, Romênia, Sérvia e Turquia. Do conjunto, 33 são artistas brasileiras.

“Não há nada que não possa ser”, da artista chinesa Liu Xihua, uma das 75 obras femininas presentes no Salão do Humor(Foto: Rafaella Bonassi)

Segundo o diretor do Salão e um dos responsáveis pela exibição, Erasmo Spadotto, a mostra tem por objetivo incentivar as mulheres a ingressarem em um universo até então pouco explorado por elas. “O universo da charge, cartum e caricaturas era dominado pelos homens, já que, pelo menos até dez anos atrás, as mulheres estavam muito mais inseridas no mercado de livros infantis. Com a mostra, elas avaliam o critério do público de julgar um trabalho que tem, na maioria das vezes, mais sensibilidade que o dos homens”, disse.

Evelin participa desta vertente do evento desde sua primeira edição, em 2012. Por estar presente desde o começo, a ilustradora tem boa noção do que é poder representar as mulheres nessa esfera artística. “Participar da mostra é, para mim, motivo de grande orgulho. São trabalhos feitos por mulheres e para mulheres. Se, através do meu trabalho, outras mulheres passando por situações parecidas possam se identificar e tomar consciência de que não estão passando por nada sozinhas, eu me considero vitoriosa. E é disso que precisamos, de representatividade, sororidade e poder para sermos quem quisermos ser”, declarou.

Evelin avalia também que a arte é uma alternativa para que as mulheres possam seguir na luta contra a diferença de gênero. “Em um mundo onde ainda somos consideradas inferiores e onde há uma absurda disparidade de gêneros, ser mulher é resistir. E se tivermos a arte como arma, nossa luta se torna mais bonita.”

Em “Insuficiente”, de 2018, Evelin Debei reflete sobre padrões estéticos no universo feminino (Foto: Rafaella Bonassi)

O Salão do Humor, com entrada gratuita, funciona de terça a sexta, das 10h às 16h. Aos sábados e domingos, das 11h às 17h. Como parte essencial da programação do 45° Salão Internacional do Humor da cidade, a exposição é promovida pela Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) e o Salão Internacional do Humor.

 

Editado por Giovanna Leal

Orientação de Prof. Carlos Alberto Zanotti


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo em meio à natureza 


Espaço em Indaiatuba conecta alunos e comunidade com educação ambiental   Por: Suelen Biason A Escola


Casa de Cultura Tainã é espaço referência para cultura no bairro Vila Castelo Branco de Campinas


Local proporciona atividades culturais para todas as idades há 35 anos Por: Vitoria Nunes Em


Casa de Vidro: Uma Janela para a Arte e Arquitetura Brasileira


Museu histórico, é um símbolo da modernidade arquitetônica brasileira e patrimônio cultural. Por: Miller MitilLocalizado


Vinhos Micheletto é prato cheio para quem busca alta gastronomia na RMC


Localizada em Louveira, destino conta com degustação de vinho, restaurante e vista avantajada em meios



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.