Noticiário Geral

Aula de dança para cadeirantes estimula inclusão

 Histórias diferentes, com pessoas que possuem um objetivo comum: praticar o exercício da dança, numa cadeira de rodas, com o auxílio de amigos ou familiares. Esses são os alunos das aulas de dança para cadeirantes, ministradas pelo professor Wellington Negrão, voluntário do projeto desenvolvido em Americana (SP).

As aulas acontecem todas as segundas-feiras no Centro de Cultura e Lazer (CCL) com a adesão de seis cadeirantes, como Bárbara Bezerra, de 17 anos, que tem dificuldades para se comunicar e não tem movimento nas pernas. Por meio de gestos, sorrisos e acenos com a cabeça, disse nunca ter praticado qualquer tipo de esporte e está feliz por aprender a dançar.

Bárbara Berreza com a mãe e professor Wellington Negrão. Foto: Gabriela Cunha

Sua mãe, Ana Paula Bezerra, de 44 anos, reconhece a importância da iniciativa para um cadeirante. “Eu sempre assisti muitos vídeos de esportes adaptados e achei maravilhoso chegar aqui”, disse. Ela afirma ter expectativa de participar de um espetáculo com a filha. “Cresci com a dança e agora tenho a oportunidade de voltar junto com minha filha”.

Wellington Negrão trabalha com dança há mais de 25 anos, a primeira com cadeirantes. Para ele, a dificuldade é fazer com que os acompanhantes participem. “O desafio é tornar o projeto real, porque a dança muda a vida das pessoas, mas elas têm que se propor a fazer”, afirma.

O professor Wellington Negrão orienta os acompanhantes sobre os passos básicos. Foto: Gabriela Cunha

O professor ainda ressalta que além da atividade física, o projeto tem um âmbito social. “A atividade física é essencial, eu sou professor de educação física, então posso falar que saúde e bem-estar são importantes. Mas o social é que é o fantástico. Você conhece as pessoas, faz amizades, e isso a gente tem que considerar muito”, disse.

As aulas são gratuitas e são promovidas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. As pessoas interessadas podem fazer as inscrições pessoalmente na Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, rua das Palmeiras, número 08, Jardim São Paulo, telefone: (19) 34084800. (Orientação Rosemary Bars)


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.